Homenagem a giruaense faz parte das comemorações do Dia do Soldado

Memorial em Homenagem ao Pracinha Divo Uliano faz parte das comemorações do Dia do Soldado

Em homenagem ao giruaense Divo Uliano, foi descerrada a placa posta na Praça Tenente Aládio Ferreira, no último sábado(25), Dia do Soldado.

Através da Lei nº6657/2018 foi autorizado o Executivo Municipal a colocar um memorial na Praça Tenente Aládio Ferreira ao Pracinha Brasileiro Divo Uliano. Os Pracinhas Brasileiros formaram na Itália a única frente da América do Sul nos campos de batalha da Europa durante a 2ª Guerra Mundial.

O giruaense que foi da Força Expedicionária Brasileira(FEB) e participou da 2ª Guerra Mundial(1943-1945), onde desempenhou importantes funções, como ter participado da Batalha de Monte Castelo, que foi decisiva para a rendição das tropas alemãs no Vale do Pó. Em 1945, o pracinha Divo Uliano foi agraciado com uma Medalha de Campanha pelo General Zenóbio da Costa, com Diploma da Medalha de Guerra e Diploma do Teatro de Operações da Itália pelo General Comandante Nelson de Mello. Após retornar a Giruá, Divo Uliano trabalhou junto ao comércio, foi Juiz de Paz e trabalhou junto ao Foro local. O pracinha Divo Uliano foi um cidadão exemplar na comunidade local, o mesmo doou um terreno urbano para a então Comunidade Católica São Luis, no Bairro Hortêncio.

Estiveram presentes no evento, autoridades como o Chefe do Poder Executivo Municipal, Ruben Weimer, os ex-prefeitos Darci Uhry e Flávio Weschenfelder que também é autor do Projeto de Lei juntamente com a ex-vereadora Marelise Weschenfelder.