VOTAÇÃO DO CONSULTA POPULAR É ATÉ QUINTA (28)

26/06/2018


Iniciou  hoje, terça-feira (26) e se estende até quinta-feira (28), mais uma edição da Consulta Popular. O processo abre espaço para que a população escolha parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do governo do estado. Qualquer pessoa com título de eleitor pode participar.

Neste ano, o estado vai distribuir R$ 80 milhões entre as 28 regiões do estado que representam os 497 municípios gaúchos. O valor que cada região recebe é proporcional ao número de habitantes e ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Os projetos que vão fazer parte da cédula de votação foram definidos em assembleias populares. Os mais votados vão receber os recursos.

Os eleitores podem votar em apenas um projeto. O voto é secreto.

 

Como votar

Quem pode votar: estão habilitados os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Documentos necessários: para votar nas urnas presenciais, é necessária a apresentação do título de eleitor e/ou carteira de identidade. Para votar pela internet ou por mensagem de texto no celular, será preciso informar o número do título de eleitor.

 

– Pela internet

No site da Consulta Popular

 

– Presencialmente

Os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e as prefeituras estão com diversas urnas itinerantes. Além destes, há vários pontos fixos, dentre eles nos seguintes locais: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Praça Aládio Ferreira e supermercados da cidade.

 

– Por mensagem de texto no celular

Basta enviar uma mensagem para o número 27902, com o texto: RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa

 

 

Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, cordenada, atualmente, pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes). Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a consulta. As 28 regiões do estado selecionam os projetos.