AUDIÊNCIAS NA CAPITAL RENOVAM PEDIDOS PELA RETOMADA DAS OBRAS DA VRS 867

AUDIÊNCIAS NA CAPITAL RENOVAM PEDIDOS PELA RETOMADA DAS OBRAS DA VRS 867

Os Prefeitos Municipais de Giruá, Fabiam Thomas, e de Senador Salgado Filho, Norton Matter, cumpriram agendas em Porto Alegre, no dia 11 de fevereiro. O Deputado Estadual Eduardo Loureiro participou dos compromissos, e articulou pessoalmente as agendas com o centro do Governo do Estado. O objetivo dos contatos é a retomada das obras de pavimentação na VRS-867, que liga Giruá a Senador Salgado Filho. Pela relevância do tema, o encontro contou com a presença do Governador José Ivo Sartori, o qual  ouviu os relatos do grupo na defesa da priorização absoluta desta obra por parte do Governo Estadual, e assegurou todos os esforços possíveis para o acatamento do pedido.

Junto a Secretaria Estadual dos Transportes, os Prefeitos e o Deputado foram recebidos pelo Secretário Pedro Westphalen, que ouviu a argumentação da comitiva, sobretudo a preocupação com a deterioração dos serviços já executados, o dilema dos industriais, empresários, agricultores e de toda a população que diariamente utiliza a VRS como principal meio de acesso às respectivas residências, propriedades ou estabelecimentos.

Logo após, Fabiam, Loureiro e Norton foram recebidos pelo Secretário Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, que acessou documentos comprobatórios da presença de empreendimentos no entorno do trecho, e ouviu os relatos da importância do setor produtivo dos municípios ao Estado do Rio Grande do Sul, principalmente quanto aos valores que o Estado recebe mensalmente a título de ICMS.

A expectativa da comitiva é que o Estado se pronuncie oficialmente a respeito da retomada das obras, que foram interrompidas em dezembro de 2014. Doze meses se passaram depois que a atual equipe de governo assumiu o comando do Executivo estadual, intervalo de tempo suficiente para a reorganização das agendas e redefinição das prioridades. Considerando todo o projeto, os serviços já realizados ultrapassam 20%, o contrato está vigente, mas a cada dia que passa recursos públicos investidos se perdem pelo aumento nos custos da obra e no desgaste ou perda total de etapas já cumpridas.

Uma nova audiência está aprazada para o dia 17 de fevereiro, com o Secretário Pedro Westphalen, buscando a intensificação dos contatos e a insistência na priorização desta demanda regional que já conta 30 anos sem atendimento.