Prefeito de Giruá participou de debate sobre o futuro do RS

O evento intitulado “RS 2030” foi promovido pela Famurs e aconteceu nesta semana na Expoijuí

Prefeito de Giruá participou de debate sobre o futuro do RS

Na terça-feira(13) o prefeito municipal de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas, representando a Associação dos Municípios das Missões a qual preside, participou da nona rodada de debates do projeto “RS 2030”, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento ocorreu em Ijuí no Auditório do Centro Administrativo, localizado no Parque de Exposições Wanderley Burmann, onde acontecem as programações da ExpoIjui/Fenadi 2015. Também estiveram presentes para participar do debate, prefeitos e representantes de entidades dos municípios que pertencem a Associação de Municípios do Planalto Médio do Rio Grande do Sul (Amuplam), representados pelo presidente da entidade, prefeito Fioravante Ballin, e a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (Amgsr), representada pelo presidente, Olívio José Casali, prefeito municipal de Três de Maio.

O projeto “RS 2030” nasceu em uma das assembléias ordinárias da FAMURS, envolvendo os Presidentes das Associações Regionais de Municípios. Logo após ser apresentado aos gestores municipais, percebeu-se a importância do mesmo para o futuro do Rio Grande do Sul.  As atividades do encontro foram coordenadas pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, coordenador do “RS 2030”. Na oportunidade, ele enfatizou que dez encontros como este serão realizados em todas as regiões do Estado, visando abranger 497 municípios gaúchos. O coordenador Jairo afirmou ainda que há uma previsão de que este estudo seja concluído em um curto espaço de tempo, o que transmitiu segurança e credibilidade aos presentes no encontro. . Um momento para debater ideias e propostas capazes de levar o Estado e os municípios do RS ao crescimento, desenvolvimento e fomento na qualidade de vida.

Em nome da AMM, o presidente Angelo Fabiam Duarte Thomas, afirmou durante o encontro que o caminho mais seguro para o desenvolvimento do Estado é aquele que prevê a desburocratização e a descentralização de recursos e poderes. “O Estado concentra recursos e estruturas, e não está sendo produtivo na tarefa de alavancá-las na posição almejada pelos gaúchos, no que se refer ao desenvolvimento econômico, social e sustentável. A própria alternância no Poder comprova que nenhuma gestão consegue manter o seu projeto de governo, a cada eleição. Na melhor das hipóteses, dentro de uma perspectiva super otimista, com a adoção de medidas drásticas de controle de gastos, melhoramento nas receitas, dentre outros, o Estado irá conseguir adequar a sua gestão interna, suas estruturas de governo e a relação com o funcionalismo; mas não conseguirá viabilizar o desenvolvimento do Rio Grande”  destacou Fabiam.

Em sua fala reforçou ainda a importância dos municípios terem autonomia, pois estes estão mais próximos da população, dos órgãos de controle de gestão e das próprias demandas. “Com maior autonomia, mais recursos, justiça na distribuição dos tributos, os municípios efetivamente irão tirar do papel os projetos, as obras e os programas que há muitos anos são sonhados pelos gaúchos, mas infelizmente sem perspectivas de concretização”. De acordo com Fabiam, a realidade só mudará através de uma inversão brusca na condução política do Estado, e de uma reformulação do sistema político atual. “São os municípios que precisam desenvolver, pois estes compõem o Estado, só assim se dará a retomada do desenvolvimento gaúcho, concluiu o presidente da AMM.

A presença da AMM, AMGSR, AMUPLAN e AMUCELEIRO além de prefeitos e lideranças regionais, com destaque para as universidades, Câmaras de Vereadores, Coredes e Comudes  tornou o debate ainda mais produtivo.