Municípios das Missões discutem alternativas para fortalecer setor rural

Entre as alternativas discutidas no encontro esteve a produção de alimentos.

Municípios das Missões se reuniram para discutir alternativas para fortalecimento do setor rural

No passado, a atividade leiteira foi posicionada como a grande alternativa para a produção de grãos, sobretudo aos pequenos agricultores que não dispunham de recursos suficientes para potencializar suas pequenas lavouras. De alternativa, a atividade passou a ser a principal fonte de renda para milhares de produtores rurais, e isso garantiu um importante aquecimento na economia local e regional. Cooperativas, empresas e indústrias do setor lácteo migraram para esta macrorregião, em razão do fortalecimento da atividade. O baixo preço, a ausência de sucessão familiar e de programas governamentais de fácil acesso, ameaçam o setor leiteiro e desmotivam as famílias envolvidas. Episódios de fechamento, falta de recursos e má gestão de indústrias, quase levou a falência um grande número de produtores, que entregaram a produção e não receberam os recursos a que tinham direito.

Visando encontrar alternativas para solucionar a difícil situação enfrentada por cerca de 1500 famílias rurais, na última sexta-feira(11) Prefeitos e Vices, Secretários Municipais de Agricultura, Emater, Imprensa, Produtores Rurais, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outras forças produtivas da região reuniram-se na Associação dos Municípios das Missões em Cerro Largo. Em sua fala o Prefeito Municipal de Giruá e também Presidente da AMM, Fabiam Thomas, destacou a importância das entidades se unirem neste momento crítico: “Nós nos deparamos diante de dois caminhos, ou assistimos a tudo isso passivamente ou nos fortalecemos um com a sabedoria do outro, com os conhecimentos do outro e enfrentamos esses problemas”.

Entre as alternativas discutidas no encontro destaca-se a produção de alimentos. “Entendemos que a produção de alimentos é a alternativa mais interessante, por vários motivos. Existe uma cadeia de consumo de alimentos que está mais do que consolidada, e vem de fora quase a totalidade dos alimentos que adquirimos. Estando em uma região agrícola, soaria até mesmo familiar adquirir produtos fabricados aqui”, afirmou o Prefeito Fabiam.

A presença do APL Missões (arranjo produtivo local) organização voltada para a valorização da produção local de alimentos, também contribui positivamente pois os consumidores já reservam grande parte dos orçamentos domésticos para a alimentação e a grande maioria das famílias que tem ligação com a atividade leiteira possuem, no mínimo, noções ou experiências com a produção de alimentos nas propriedades. Acima de tudo o que deve ser preservado é a identificação dos homens e das mulheres com a região e com o campo. “Uma migração dos agricultores familiares, pequenos produtores de leite, para as cidades, não deve ser a alternativa para o eventual enfraquecimento da cadeia do leite” destacou Fabiam.