Período de podas está em vigor mas exige licença emitida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente


    Os meses de abril a setembro, que integram o período do outono e inverno, são considerados essenciais para realização de podas de manutenção na vegetação. São procedimentos para adequar o crescimento das árvores em relação a infraestrutura urbana nos espaços públicos. Geralmente é executada quando a copa ou galhos atrapalham a livre passagem de veículos e pedestres, impossibilitando a visibilidade de placas de sinalização de trânsito ou interferindo na iluminação pública ou na rede elétrica.

    Entretanto, é necessário estar atento ao procedimento da obtenção da licença, que é gratuita, mas obrigatória. A solicitação pode ser realizada de forma presencial na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou, preenchendo o formulário online no site: https://meioambiente.girua.rs.gov.br/site.

    As podas são realizadas nesse período, pois as árvores entram em fase de dormência, diminuem seu metabolismo e a circulação de seiva, sofrendo menos danos e obtendo melhor recuperação. A redução das copas serve também como forma de ornamentar a árvore, promovendo um aspecto estético positivo, sem reduzir drasticamente a massa verde e a vitalidade da planta. Na realização das podas, devem ser levadas em consideração a utilização de ferramentas adequadas e as técnicas empregadas. Mais informações podem ser solicitadas via telefone: 3361-2933 ou 9.9667-7504.