Desfile Cívico de 7 de setembro

Evento contou com grande participação da comunidade giruaense

Desfile Cívico de 7 de setembro contou com grande participação da comunidade giruaense

O Governo Municipal de Giruá através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na última segunda-feira (7) o Desfile Cívico em comemoração ao tradicional Dia da Independência do Brasil. O evento ocorreu na Avenida Bento Gonçalves e contou com a participação de centenas de alunos, autoridades do município e da comunidade giruaense em geral.

Os temas do desfile deste ano foram “Meu jeito de ser brasileiro” a Nível Nacional e “Sesquincentenário de Olavo Bilac” a Nível Estadual, os quais levaram o público a refletir sobre temas relevantes da sociedade. A Banda Marcial da Escola Municipal São Pedro que é composta por 42 alunos abriu o desfile e seguiu até o término da passagem das Escolas Municipais. Além dos objetivos sociais e da execução musical da banda, diversas atividades de ensino são realizadas para os interessados em aprender um instrumento. Através do desenvolvimento do projeto “Todos Pela Escola” e do programa “Mais Educação” foi possível o desenvolvimento da Banda Marcial.

No ato foram apresentados diversos programas municipais que ocorrem durante o ano letivo nas escolas para aprimorar o desenvolvimento dos alunos. Outro destaque foi a participação das Escolas Municipais de Educação Infantil que encantaram o público com suas fantasias, cartazes, danças, carros alegóricos e representações de histórias infantis. A Secretaria Municipal de Saúde também participou do desfile ressaltando programas e ações desenvolvidos no município para que a população tenha uma vida mais saudável através da prevenção.

A rede Estadual de Ensino participou do desfile demonstrando as atividades desenvolvidas por cada escola, com destaque para as Bandas Marciais que estavam uniformizadas representando as cores de cada instituição.  O Colégio Evangélico Rui Barbosa, A Rainha dos 60 anos do município senhora Sônia Freitag e a APAE também estiveram presentes no desfile para demonstrar apreço e respeito à Pátria. A APAE enfatizou para a comunidade a importância da inclusão das pessoas excepcionais, lembrando da temática “Inclusão se Conquista com Autonomia” que este ano foi o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Os grupos da terceira idade também participaram ativamente do desfile, o que demonstra o grande interesse de estarem presentes nos eventos realizados na comunidade.

O fogo simbólico foi extinto logo após o término do Desfile, bem como o arriamento das bandeiras realizado pelo prefeito Municipal Fabiam Thomas, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Taborda Zimmermann e pelo Comandante da Brigada Militar, Sargento Wagner Flores.