Ginásio Elias Saffi investe para otimizar consumo de água e energia elétric

desde 2009, anualmente, vem recebendo investimentos

Ginásio Elias Saffi investe para otimizar consumo de água e energia elétrica

Com novo piso, lavatórios e sanitários, os vestiários e banheiros do Ginásio Municipal de Esportes Elias Saffi já contam com as modernas torneiras de jato inteligente, evitando assim o desperdício, proporcionando mais eficiência e economia no consumo de àgua. O Ginásio é patrimônio público, e desde 2009, anualmente, vem recebendo investimentos e hoje é um dos melhores, mais bem equipados e conservados do interior do Rio Grande do Sul.

A etapa deflagrada no segundo semestre de 2015 objetiva a reestruturação dos sanitários e vestiários, e o processo de racionalização do uso da água e do consumo e gastos com energia elétrica.

As obras físicas foram concluídas, bem como o novo sistema de torneiras. A última fase está em curso, e nos próximos dias deverá ser deflagrada através de processo de licitação: a substituição do sistema de iluminação atual pela tecnologia LED, que reduz custos, aumenta a eficiência e contribui para o uso mais racional da energia. O novo sistema deve abranger todo o espaço público, e não apenas o perímetro da quadra. A expectativa é reduzir os custos em pelo menos 25%, e aumentar a luminosidade no mesmo patamar.

Os constantes investimentos realizados no Ginásio Municipal de Esportes Elias Saffi integram as prioridades do Governo Municipal, e estão a cargo da  Coordenadoria Municipal de Desporto - COMUD. A justificativa do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, em autorizar sucessivamente investimentos no Ginásio, é objetiva: o "Ginasião" estava depreciado, e em péssimo estado de conservação quando iniciamos o nosso trabalho.  Investimos em tecnologia, ampliamos a quadra, observamos a questão estética, mas investimos muito em segurança, sistemas de prevenção a sinistros, rotas de emergências, telhados laterais e superior, adequamos sanitários e agora o foco é moldar o uso de água e energia a partir de conceitos sustentáveis, que respeitam o meio ambiente e geram economia do dinheiro público. "Investimos no Ginásio por necessidade, pois um patrimônio público daquelas dimensões merece estar bem conservado e servindo a comunidade. Depreciado e com ares de abandono, não admitimos".

“Não basta realizar a obra, ou mesmo concluir um processo de revitalização. A atenção diária na manutenção e limpeza é o nosso grande desafio, o cuidado em não deixar acumular pequenos estragos faz a diferença em manter sempre o Ginásio em perfeito estado independente do fluxo de pessoas que utilizam este espaço diariamente” enfatiza o Coordenador da COMUD Fabiano Kubaski.