Dia Nacional do Campo Limpo teve programação em Giruá

O Dia Nacional do Campo Limpo é a data definida para celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícol


Dia Nacional do Campo Limpo teve programação em Giruá

O Governo Municipal de Giruá, através do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, participaram na manhã da terça-feira, 19 de agosto, das atividades que marcaram o Dia Nacional do Campo Limpo, evento organizado pelo InPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, a nível nacional, e em Giruá,  coordenado também pela Jerivá Embalagens.

O Dia Nacional do Campo Limpo é a data definida para celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo que envolve agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público.

Comemorado anualmente em 18 de agosto, o DNCL faz parte do Calendário Nacional desde 2008 e é sinônimo de integração e conscientização. Em torno dessa data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais entre outros, no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.

O evento aconteceu nas dependências do Ginásio de Esportes do Bairro Canova e mobilizou Escolas do município. O diretor da Jerivá Embalagens, Atílio Lerino, deu as boas vindas aos participantes destacando a importância da atividade desenvolvida pelo InPEV a nível de país, que o recolhimento e a utilização das embalagens de agrotóxicos tem retirado do meio ambiente um grande número de material poluente que evita a contaminação de do solo, e em especial dos lençóis freáticos. Lerino enfatizou ainda que a Jerivá  Embalagens é a maior unidade do InPEV na região sul do país, e está entre as 5 maiores do Brasil.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, professora Fátima Ehlert, em sua manifestação de acolhida aos presentes destacou a importância da parceria que a Jerivá Embalagens tem com a  SMEC, que anualmente participa de várias ações e proporciona no mês de agosto este aprendizado aos alunos das redes de ensino do município. " Os alunos que aqui estão, tem a consciência da importância destas ações para a conservação e preservação do meio ambiente ", registra a Secretária Fátima.

O Prefeito Fabiam ao cumprimentar os presentes e declarar aberta as atividades do DNCL em Giruá, mais uma vez destacou a importância da Jerivá Embalagens para o município, não só pela importância de seu trabalho no recolhimento das embalagens de agrotóxicos, mas também porque leva informação a todos por meio de atividades como a que ocorre no dia 18 de agosto, no Dia Nacional do Campo Limpo, bem como nos demais meses do ano, interagindo através do teatro, de palestras, informações importantes à comunidade estudantil e aos demais sobre o recolhimento e reutilização deste tipo de material altamente poluidor do meio ambiente. " Giruá tem a maior Central de Recebimentos de Embalagens Vazias da região Sul do país, isso nos deixa orgulhosos porque além do trabalho que a Jerivá Embalagens realiza no dia a dia, presta este importante serviço, de informar, de levar o conhecimento sobre a necessidade de reflexão, da conscientização e participação da cadeia produtiva nesta importante ação que garante a preservação e conservação do meio ambiente " , atesta o Prefeito.