Mais de 300 profissionais de Educação participam do 30º Seminário de Educação

O Governo Municipal, com ação da Secretaria de Educação e Cultura, realiza nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Clube Aliança de Giruá, o 30º Seminário de Educação que neste ano, traz com o tema central: “Escola: Espaço Para o Protagonismo do Aluno e a Mediação do Professor”.

O 30º Seminário de Educação visa oportunizar espaço de análise e reflexão para o fazer docente da atualidade, considerando o contexto social vivido o qual implica no processo de desenvolvimento e aprendizagem. A Secretária de Educação e Cultura, Palmiéri Ruschel Wielens, entende que a temática desta edição vem ao encontro dos novos paradigmas educacionais, tendo em vista que a educação está em constante transformação, a necessidade de tornar o aluno o protagonista de sua aprendizagem e o professor ser o mediador deste processo.

Além de duas importantes temáticas abordadas pelo renomado professor Julio Cesar Furtado dos Santos, “A Pedagogia Ativa em sala de aula e as “desaprendizagens” do professor” e, “O Desenvolvimento das Competências Socioemocionais na Escola”, o Seminário de Educação contou com exposição de livreiros, e 8 Workshops com importantes temas de trabalhos, entre eles: “Crianças, Infância e Educação Infantil: Uma Reflexão Acerca do Desemparedamento Infantil”; “O Processo de Alfabetização na Perspectiva do Multiletramento e do Lúdico”; Práticas Pedagógicas Alternativas Para Desenvolver o Engajamento dos Estudantes e Consolidar Aprendizagens”; “Neurociência e Educação: Processos de Aprendizagem Ativa”; Dinamizando o Contato com os Gêneros Textuais em Sala de Aula Para Uma Aprendizagem (Ainda Mais) Significativa”; “Refletindo Sobre a Prática de Ensino/Aprendizagem da Língua Inglesa e Contribuições da Neurociência”, “Brincar Expandindo Habilidades Afetivas, Cognitivas e Sociais” e “Ser Professor de Ciências Humanas em Tempos de ChatGPT!?: Questões Para Refletir a Prática Docente na Atualidade”.