Secretaria Municipal de Educação e Cultura inicia aplicação das Avaliações Municipais de Aprendizagem 2023

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), deu início na última terça-feira, 18 de abril, com as turmas do 2º ao 9º Ano das escolas da rede municipal de ensino, as avaliações de aprendizagem, que fazem parte das ações de acompanhamento pedagógico da Smec.

As avaliações acontecem semestralmente, sendo no início e final do ano letivo, tendo por objetivo, acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, buscando identificar o processo de competências nas áreas de leitura e matemática. As avaliações são elaboradas conforme o currículo desenvolvido na rede e de acordo com os descritores de Língua Portuguesa e Matemática.

Neste ano, o processo avaliativo ocorre para o 2 e 3º Ano, através de provas impressas e em formato online. Para alunos a partir do 4º Ano, o objetivo também é incluir o acesso á tecnologia na realização das provas. Cada escola é responsável por gerenciar o processo de aplicação das avaliações com seus alunos. Após a conclusão, a Smec irá reunir-se com as equipes diretivas e professores para apresentar, deliberar e avaliar os resultados obtidos.