Plano Municipal de Educação será apreciado e debatido em Conferência Munici

O PME visa planejar a próxima década da educação em nosso município

Plano Municipal de Educação será apreciado e debatido em Conferência Municipal

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio da Comissão Organizadora, realizará a “Conferência Municipal de Educação para apreciação do Plano Municipal de Educação – PME”, no dia 19 de maio, próxima terça-feira, com início às 8hs, junto ao Auditório Regina Giovelli.

O PME visa planejar a próxima década da educação em nosso município, estabelecendo metas e estratégias. O PME, colocado no papel, deve ser o resultado de um processo rico em planejamento, envolvendo uma leitura da realidade expressa no modo de compreensão das causas dos problemas a serem solucionados e nas propostas para a sua superação, bem como buscando um padrão de qualidade que seja compreendido como direito de cada cidadão.

Para a elaboração do Plano, todos os gestores devem levar em consideração pelo menos três aspectos articulados e interdependentes: o projeto que deseja alcançar, a governabilidade perante os demais atores e a capacidade de execução, envolvendo recursos financeiros e capacidade técnica, visando assim, a continuidade do processo. Para tanto, é necessário que se continue o fortalecimento das articulações institucionais que permitam a consecução das metas estabelecidas, respaldadas por uma efetiva cooperação entre a união, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

Desde agosto de 2014, representantes da SMEC e o Conselho Municipal de Educação de Giruá vêm participando dos encontros de formação para a elaboração do Plano Municipal de Educação giruaense. A partir de então, vem-se cumprindo com as exigências legais para a continuidade dos trabalhos, com a nomeação da Comissão Organizadora, a qual planejou ações a serem desenvolvidas, sobretudo a sensibilização e mobilização da comunidade para participar desse processo. Na própria página do Executivo na internet (www.girua.rs.gov.br), há espaço destinado ao cidadão giruaense sugerir temas e contribuições diversas.

Na Conferência, será construído e debatido o texto que será encaminhado, pelo Forum específico, ao Prefeito Municipal para análises finais. Após, o documento instruirá o Projeto-de-Lei a ser enviado ao Poder Legislativo.

Segundo a Secretária de Educação, Fátima Ehlert "a participação da comunidade giruaense, não só do segmento professores, mas dos pais, alunos, entidades representativas e autoridades na Conferência é de suma importante e se faz necessária para que através de ações colaborativas seja construído no espaço territorial do município, ações coletivas para a garantia da continuidade da promoção de uma educação de qualidade para todos".