Recursos devidos a Giruá são cobrados em Brasília

Prefeito Fabiam manteve contato junto ao FNDE, buscando a recuperação dos valores

RECURSOS DEVIDOS A GIRUÁ FORAM COBRADOS EM BRASÍLIA

Prefeito Fabiam manteve contatos junto ao FNDE, buscando a recuperação dos valores

Em agenda realizada no dia 15 de abril, na Capital Federal, o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, levou até a direção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação a solicitação de regularização dos pagamentos em atrasos, e também a majoração nos repasses efetuados. A preocupação maior é relativa aos repasses da merenda escolar, transporte escolar, programa 'dinheiro direto na escola', e o Mais Educação, que também alcança as escolas estaduais.

A audiência foi viabilizada pela articulação da Federação das Associações de Municípios do RS – FAMURS e da Associação dos Municípios das Missões – AMM, que solicitaram este atendimento especial de diversos órgãos da administração federal.

No dia 20 de abril, o FNDE irá oficializar a resposta ao município de Giruá, bem como aos demais, já que cada situação será analisada por um técnico designado pelo Fundo. A situação que mais preocupa, segundo o Prefeito Fabiam, é a do programa Mais Educação: “sem dúvida, o Mais Educação é um programa que merece elogios, pois vincula os alunos da rede pública ao turno inverso, mantendo-os o dia todo na Escola, envolvidos em atividades variadas que ampliam o desenvolvimento da educação. Todavia, as Escolas receberam os recursos relativos ao 1º semestre de 2014 e depois não receberam mais, e esta situação é muito prejudicial, pois além dos prejuízos financeiros, não se sabe como será o ano de 2015, se as crianças terão ou não estas atividades. Já estamos no final de abril, e nenhuma orientação foi repassada pelo Ministério da Educação, e isso foi determinante para a articulação dos Prefeitos em busca de soluções. O atraso nos outros repasses no aflige também, pois precisamos paralisar outras ações para cobrir esta pendência da União; mas nenhum destes programas tem o alcance do Mais Educação. A parte mais triste desta história é que os municípios são chamados a colaborar com programas federais, e não medem esforços para cumpri-los, mesmo sabendo que os recursos repassados serão insuficientes; e quando nem isso ocorre, realmente a indignação é inevitável”.

O Governo Municipal, na semana seguinte, irá emitir nota oficial a respeito da regularização dos pagamentos ou da manutenção dos débitos, de modo a possibilitar a total transparência a comunidade.