- 30/04/2024
Notícias
SMEC REALIZA FORMAÇÃO INICIAL PARA MULTIPLICAÇÃO DO PROJETO JOGOS LÓGICOS
Multiplicação está sendo feita pelo setor pedagógico da SMEC
- Publicado em 08/04/2015 às 18:14
- Imprimir
SMEC REALIZA FORMAÇÃO INICIAL PARA MULTIPLICAÇÃO DO PROJETO JOGOS LÓGICOS DE TABULEIRO
O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu início à multiplicação do projeto Jogos Lógicos de Tabuleiro com o primeiro encontro de formação, na última segunda-feira, 06 de abril, no Auditório Municipal Regina Giovelli, do qual participaram professores de educação infantil, anos iniciais e finais e representantes de equipes diretivas das escolas municipais.
Tendo em vista a positividade das ações do projeto já realizado em 2014, junto às escolas municipais, neste ano ele será multiplicado, ou seja, difundido a outras turmas. Sendo que, o projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e no ano passado contou com a parceria do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa, onde ocorreram as formações.
A multiplicação será realizada pela Smec, através do setor pedagógico, pelas Supervisoras Tatiana Soller e Tatiane Renz, a qual irá proporcionar aos professores formações mensais sobre o projeto com o objetivo de ampliar o número de alunos e professores envolvidos nas atividades dos jogos lógicos de tabuleiro, totalizando 52 horas de formação. Além das formações a etapa de multiplicação prevê a aplicação dos jogos nas turmas previamente definidas, elaboração de relatórios reflexivos mensais e, para o segundo semestre a realização da 1ª Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro das Escolas Municipais, onde as turmas envolvidas no projeto estarão participando da competição.
O objetivo geral desse projeto é de promover a divulgação, a disseminação, o interesse pelos Jogos Lógicos de Tabuleiro e seu aprendizado, trazendo como principal benefício o exercício do raciocínio lógico. Os jogos são apresentados e trabalhados em uma sequência didática de complexidade crescente, onde a cada etapa procura-se acrescentar um novo conceito de associação lógica. Diferentes jogos – com distintos cenários, regras e grau de dificuldade – são apresentados e praticados com o intuito de evitar a polarização ou foco em um jogo específico.