SMEC REALIZA FORMAÇÃO INICIAL PARA MULTIPLICAÇÃO DO PROJETO JOGOS LÓGICOS

Multiplicação está sendo feita pelo setor pedagógico da SMEC

SMEC REALIZA FORMAÇÃO INICIAL PARA MULTIPLICAÇÃO DO PROJETO JOGOS LÓGICOS DE TABULEIRO

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu início à multiplicação do projeto Jogos Lógicos de Tabuleiro com o primeiro encontro de formação, na última segunda-feira, 06 de abril, no Auditório Municipal Regina Giovelli, do qual participaram professores de educação infantil, anos iniciais e finais e representantes de equipes diretivas das escolas municipais.

Tendo em vista a positividade das ações do projeto já realizado em 2014, junto às escolas municipais, neste ano ele será multiplicado, ou seja, difundido a outras turmas. Sendo que, o projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e no ano passado contou com a parceria do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa, onde ocorreram as formações.

A multiplicação será realizada pela Smec, através do setor pedagógico, pelas Supervisoras Tatiana Soller e Tatiane Renz, a qual irá proporcionar aos professores formações mensais sobre o  projeto com o objetivo de ampliar o número de alunos e professores envolvidos nas atividades dos jogos lógicos de tabuleiro, totalizando 52 horas de formação. Além das formações a etapa de multiplicação prevê a aplicação dos jogos nas turmas previamente definidas, elaboração de relatórios reflexivos mensais e, para o segundo semestre a realização da 1ª Olimpíada de Jogos Lógicos de Tabuleiro das Escolas Municipais, onde as turmas envolvidas no projeto estarão participando da competição.

O objetivo geral desse projeto é de promover a divulgação, a disseminação, o interesse pelos Jogos Lógicos de Tabuleiro e seu aprendizado, trazendo como principal benefício o exercício do raciocínio lógico. Os jogos são apresentados e trabalhados em uma sequência didática de complexidade crescente, onde a cada etapa procura-se acrescentar um novo conceito de associação lógica. Diferentes jogos – com distintos cenários, regras e grau de dificuldade – são apresentados e praticados com o intuito de evitar a polarização ou foco em um jogo específico.