Projeto “Nas ondas do rádio as escolas chegam até você” será veiculado na Rádio Giruá

Projeto “Nas ondas do rádio as escolas chegam até você” será veiculado na Rádio Giruá


O projeto “Nas ondas do rádio as escolas chegam até você” partiu da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em conversa com a direção das Escolas da Rede Municipal de Ensino, onde surgiu a proposta de transmitir no Programa da Rádio Giruá, durante a pandemia do covid-19 e da suspensão das aulas.

            A proposta parta da premissa de que a mídia influência em todas as esferas da sociedade. Nas escolas, a conversa, nos intervalos e até mesmo dentro da sala de aula, é sobre algum fato veiculado pelos meios de comunicação ou alguma cena de novela; a novela também dita moda, interfere nos comportamentos e rende comentários de gente de todas as idades. O que está no jornal e na rádio local é tema de bate-papo nos bares, nas rodas de amigos e nos ambientes de trabalho. As músicas destacadas pelas emissoras de rádio e programas de TV, não importa o gênero, são as mais ouvidas, assim como a internet tem aumentado o fluxo das informações nas mais diversas instâncias. As pessoas discutem em público geralmente o que está em foco na mídia, e o que interessa a elas de alguma maneira. Desse modo, os meios estão participando, mesmo informalmente, de forma direta, do processo de formação dos cidadãos. 

            Tendo isso em vista, a SMEC se propôs a passar através do Rádio  uma mensagem de otimismo, com música e poesias, de alunos para os alunos, bem como toda a comunidade escolar e giruaense. Com isso, o uso da tecnologia passa a ser um aliado importante na educação, pois permite o acesso a todas as informações necessárias para o desenvolvimento escolar.