Alunos da Rede Municipal participarão da Olimpíada de Jogos de Tabuleiro

No dia 23 de agosto, mais de 80 alunos da Rede Municipal de Ensino de Giruá estarão participando da 1ª Olimpíada Escolar de Jogos Lógicos de Tabuleiro, a qual será realizada pelo Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa em parceria com a UFRGS.

A olimpíada faz parte do rol de atividades do projeto de extensão “A INSERÇÃO DE JOGOS LÓGICOS DE TABULEIRO NO CONTEXTO ESCOLAR” realizado desde o primeiro semestre desse ano, junto as 7 escolas da Rede Municipal de Ensino, envolvendo alunos da Educação Infantil à 8ª série.

O projeto é realizado pela UFRGS em parceria com o Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa, projeto que teve a adesão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e está sendo desenvolvido pelas Escolas Municipais desde o início de 2014. Neste encontro competitivo e recreativo, são esperados em torno de 300 alunos, de 20 escolas do município de Santa Rosa, Santo Cristo e Giruá, os quais estarão disputando desafios em jogos pouco conhecidos como o Tsoro Yamatatu, o Pretwa, o Shisima, o Alquerque, entre outros. As equipes serão divididas em quatro categorias, segundo as faixas etárias de 5 a 15 anos, e os jogos serão realizados no turno da manhã e da tarde.

Os alunos e professores envolvidos no projeto vêm se preparando e aguardam com muita expectativa esta oportunidade de representar Giruá nesta Olimpíada de aprendizagem que possibilitará aos participantes uma vivência com outras escolas, professores e alunos. Para a Secretária Fátima Ehlert, momentos como esse contribuem para o desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos, ampliam as suas possibilidades de aprendizagem e sua visão de mundo.