Programa Cidadania Plena oficializa a alfabetização de mais 30 giruaenses

O almoço e confraternização de encerramento e entrega das bolsas-incentivo para os alunos do Programa de Erradicação do Analfabetismo "Cidadania Plena" aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20 de agosto, na sede social do Congir. O objetivo desse Programa implantado e administrado pela Secretaria de Educação e Cultura, é alfabetizar jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino em idade adequada.

No ato, 30 giruaenses que foram alfabetizados em 2013 receberam a bolsa-incentivo no valor de 250 reais. Desde o final de 2011, quando o Programa foi regularmente instituído, foi previsto o pagamento desta bolsa aos alunos que tenham assistido às aulas e comprovado a alfabetização. O Prefeito Fabiam Thomas lembrou que esse auxílio não deve ser considerado um pagamento e sim um encorajamento a quem queira aprender a ler e escrever. No ano passado, o Governo Municipal já havia alfabetizado e concedido bolsa a outros 30 munícipes que frequentaram as aulas em 2012.

A turma de 2013, que recebeu seus certificados na quarta-feira, foi formada por alunos dos bairros Santa Rita e Hortêncio, do Centro de Reabilitação A Boa Semente, do Distrito do Mato Grande, da Igreja do Evangelho Quadragular e do Lar da Velhice Ernani Luiz Schneider, e passou por um teste de escrita e leitura para comprovar sua alfabetização.

A Secretária de Educação e Cultura Fátima Ehlert destacou que o Cidadania Plena, coordenado por Tatiana Lourega Soller, tem um significado muito especial por poder proporcionar uma grande mudança na vida de muitas pessoas. Lembrou também que, no momento, outros 70 alunos estão em sala de aula nesse Programa. A Secretária Fátima ainda explicou que ensinar para jovens adultos e idosos é diferente do que ensinar para crianças, pois para trabalhar com esse público é necessário valorizar a caminhada de cada pessoa. Além disso, toda atividade proposta precisa levar em conta a história e os motivos que o impossibilitaram aqueles alunos de estarem em uma sala de aula antes.

Já o Prefeito Fabiam Thomas declarou que a busca do Governo Municipal é alcançar níveis de primeiro mundo para os giruaenses e que esse é um sonho ousado, mas possível. Acrescentou ainda que Giruá não pode permitir que o Programa Cidadania Plena termine porque, se tiver continuidade, em pouco tempo, não haverá mais nenhum analfabeto no município e grupos como o que oficialmente concluiu seus trabalhos na quarta-feira são a prova de que isso é viável. Para ele também, essa semente plantada no município deve inspirar outros órgãos e municípios da região a trabalhar em prol da educação e da inclusão social.

O Presidente do Legislativo Municipal Andrei Schnorr dos Santos acompanhou a cerimônia, que contou com a presença também, de diretoras de escolas da rede municipal, imprensa, representantes das entidades, concluintes e familiares.