SMEC realiza reunião de estudos com diretoras das escolas

SMEC realiza reunião de estudos com diretoras das escolas municipais do campo

Na manhã do dia 04 de junho, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou importante reunião de estudos com as diretoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental do Campo: Aládio Ferreira, Basílio da Gama, José do Patrocínio e Sadi Mendes Pilau.

Na oportunidade, as diretoras foram recepcionadas com dinâmica envolvendo atividades práticas a partir do Projeto "Jogos Lógicos de Tabuleiro", o qual a Secretaria vem participando com demais professores da Rede. Posteriormente, foram discutidas questões sobre os Planos de Estudo seguidos de significativos relatos das práticas pedagógicas dessas escolas.

Outro ponto importante foi o estudo do texto "A importância do ato de Planejar". Segundo Paulo Freire, "Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender", assim, o texto abordou de forma envolvente o ensinar e o aprender reforçando que planejamento está na base do currículo escolar. Planejamento escolar, planos de estudo e planejamento de aula, do geral ao particular, todos estão relacionados e são fundamentais para que o currículo aconteça, pois o planejamento é um meio para se programar as ações, mas é também um momento de pesquisa e de reflexão intimamente ligado à avaliação. O texto reforça ainda que, para que haja um bom planejamento é necessário conhecer bem os alunos com quem se irão trabalhar, suas realidades, bem como que esse momento de planejar seja coletivo com a comunidade e a escola, com muito diálogo e reflexão para que, juntas, tracem ações a serem desenvolvidas. Também fizeram parte da pauta dessa manhã as discussões de assuntos gerais das escolas e solução de dúvidas visando o bom andamento das atividades escolares.