Seminário de Educação com primeiro palestrante confirmado

Profº Gaudêncio Frigotto é o primeiro palestrante confirmado no 21º Seminário de Educação

O Governo Municipal de Giruá, através da Smec, se prepara para receber mais de 500 participantes do município, região e Estado para o 21º Seminário de Educação, que acontecerá de 22 a 24 de julho.

Nesta edição, o tema será: "Formação Humana e Aprendizagem: Diálogos Possíveis", e a busca é refletir sobre as questões que permeiam o espaço escolar no que se refere a valores, autonomia, identidade, cidadania e conhecimento; estabelecendo relações que resultem numa escola que garanta a inclusão, a aprendizagem, a formação da cidadania e a igualdade de oportunidade para todos.

A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias, garantindo uma diversidade de atividades e opções aos participantes, com destaque para as apresentações de trabalhos científicos, mini-cursos, painéis temáticos e palestras.

Com presença já confirmada, um dos grandes nomes desta edição será o professor GAUDÊNCIO FRIGOTTO, cuja palestra irá ocorrer as 08h30min do dia 23 de julho. Este professor tem vasta formação acadêmica, com doutorado em Educação (História, Política, Sociedade). Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Titular em Economia Política da Educação. Ao longo de mais de 30 anos atuou e atua na graduação e, especialmente na pós-graduação. Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos. Publicou sessenta e um artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, é autor ou coautor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros. Foi membro representante do Brasil no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), com sede em Buenos Aires e fundador e coordenador do GT Trabalho e Exclusão Social do mesmo Conselho. É membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na cidade do México, e do Comitê Científico de duas revistas internacionais e oito nacionais. Foi eleito como personalidade educacional no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011, uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jornal Folha Dirigida e Associação Brasileira de Educação (ABE). Agraciado com o Prêmio CORA CORALINA pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na 36ª Reunião Anual, abrilhantará o 21º Seminário de Educação, que se consolida entre os mais importantes do Estado do RS.

Segundo a Secretária de Educação, professora Fátima Ehlert, "cada Seminário é um momento importante de formação em que o professor tem a oportunidade de estar em contato com grandes pesquisadores da educação, que não trazem saberes ou receitas prontas, mas possibilitam o questionamento reconstrutivo da prática pedagógica, tão necessária para a formação desta nova relação escolar baseada no aprender a aprender, em que professor e aluno são sujeitos da construção e reconstrução do conhecimento".

Maiores informações pelo fone (55) 3361-2000 ou no e-mail
seminarioeducacaogirua@gmail.com