Escolas do município trabalham Identidade Cultural de Giruá

Escolas do município trabalham a Identidade Cultural de Giruá

É importante trabalhar identidade pessoal, identidade cultural e cultura desde a infância. Não adianta querermos que nossas crianças quando forem adultas amem, cuidem, desenvolvam e transformem o lugar onde vivem se não ensinarmos desde cedo. O amor pela sua terra e pela cultura é uma construção, feita de pequenas ações, de pequenos gestos, de atitudes que no conjunto fazem muita diferença nas nossas vidas.
As escolas municipais de Giruá há muito vem se dedicando a desenvolver o amor pelas coisas da nossa terra. Dentre alguns exemplos, podemos citar a escola Nicolau Leite com o projeto de trabalhar o butiá e o butiazeiro em pinturas e artesanatos com a folha do butiazeiro, a escola São Miguel Arcanjo que trabalha entre outras coisas a culinária com butiá, e nesta semana tivemos a oportunidade de conhecer o projeto da Escola Canova que dentro do projeto das ''Olimpíadas da Língua Portuguesa'', coordenada pelas professoras Carla Carvalho e Giseli Sangiovo, que motivam os alunos a escreverem sobre Giruá, alguns através da poesia, outros através de memórias literárias onde abordam a vida, o cotidiano e fatos marcantes que lhes aconteceram. Para isso, estão tendo palestras sobre Giruá, onde a Assessora de Cultura, Marizete Fernandes foi convidada a falar sobre Identidade Cultural juntamente com a poetisa giruaense Cecília Maicá e debaterem sobre poesias e inspirações para escrever.
Dentro do projeto da Escola Canova, posteriormente os alunos irão visitar o Vale dos Butiazais e a Cascata do Rio Comandaí.
Nesta conversa com os alunos sobre ''Identidade Cultural'', pode-se demonstrar através de fotos o quanto são importantes os trabalhos escolares, o quanto é essencial o aluno dedicar-se e fazer com amor todos os trabalhos, pois foi através das atividades escolares de oito alunos que estudavam na Escola Otávio Bos em 2001, dentro do projeto ''Conhecer Giruá para amar'' que surgiu a motivação para ser criada a 1ª Festa do Butiá. Esses alunos desenvolveram em seus trabalhos escolares toda uma técnica as quais foram ensinadas aos artesãos que então produziram os primeiros artesanatos de butiá e butiazeiro de Giruá. Dessa forma fica evidente a importância da pesquisa na sala de aula, o quanto é importante desafiar o aluno a criar, pesquisar, desenvolver e mostrar a sua produção. Quando o professor ensina algo a partir disso e motiva seus alunos a criarem, modificarem, ampliarem e desenvolverem, o mestre está ensinando muito mais que conteúdos, ele está ensinando que na vida temos fontes de inspiração, temos muitos inícios, vários pontos de partidas, mas somos nós que fazemos os pontos de chegada.
Dentro da premissa que só amamos o que conhecemos, parabenizamos as escolas que motivam o conhecimento e o amor dos seus alunos pela terra onde vivem, com certeza quando adultos serão cidadãos participativos e atuantes na sociedade.