RAE – REDE DE APOIO A ESCOLA

Escola – Um espaço privilegiado para disseminação de valores e construção da cidadania.

RAE – REDE DE APOIO A ESCOLA

A Rede de Apoio a Escola (RAE) é formada por órgãos e instituições voluntárias com o objetivo de dialogar e delinear estratégias e ações coletivas para a diminuição de situações de risco à Crianças e Adolescentes, onde engajada na proposta da rede municipal de ensino abordará temáticas que visam dialogar sobre temas conflitantes no cotidiano escolar.

Na tarde da quarta-feira, 30 de agosto, junto ao centro de conveniências do CONGIR, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), promoveu um encontro entre lideranças, onde na oportunidade a Mestre em Direito pela URI, na linha de pesquisa de formas de proteção de conflitos, Helga Kuhn, como convidada especial ministrou palestra com o tema “Mediação de Conflitos”.

Os conflitos estão cada vez mais presentes nas escolas, trazendo conseqüências para crianças e jovens na aprendizagem e nas relações sociais. As escolas são espaços privilegiados para a disseminação de valores e construção da cidadania. Por isso, a comunidade escolar precisa conhecer ferramentas, estratégias e habilidades que possibilitem o seu gerenciamento pacífico. As práticas restaurativas trazem procedimentos, práticas proativas e habilidades que podem colaborar para uma melhoria na prevenção e na resolução de conflitos em geral, contribuindo para o desenvolvimento de boas relações no espaço escolar e social.