Atividades do Dia do Desafio mobilizaram a comunidade giruaense

O município de Giruá mobilizou um total de 3.193 pessoas, o que corresponde a 19% da população giruaense.

Atividades do Dia do Desafio mobilizaram a comunidade giruaense

Na última quarta-feira, 25 de maio, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou atividades referentes ao Dia do Desafio 2016 - “Você se mexe e o mundo mexe junto”. Um grupo giruaense de acadêmicos do curso de Educação Física, coordenados pela professora Tatiane Renz da Smec, realizou diversas atividades desde as primeiras horas da manhã, passando em mais de 35 estabelecimentos e no Parque de Exposições Olmiro Calai durante a 13ª EXPOGIRUÁ, proporcionando à população o engajamento no propósito do Dia do Desafio.

O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Neste dia, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo e a mente. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário. Isto, a partir de mobilização que acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias e competição saudável entre cidades.

O Dia do desafio chegou a sua 22ª edição este ano, e é difundido mundialmente pela Associação Internacional de Esportes para Todos (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha e desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016. Os estabelecimentos do SESC de todo o país são responsáveis pelas coordenações regionais em parceria com as prefeituras municipais.

Em Giruá, paralelamente às atividades da 13ª EXPOGIRUÁ, foram realizadas várias atividades simultâneas, na cidade e interior, como, atividades recreativas, caminhada, entre outros, com a participação de instituições, dentre elas, Prefeitura Municipal, empresas, estabelecimentos comerciais, agências bancárias, Lar da Velhice, CAPS, Secretarias Municipais, academias, escolas de todas as redes e demais grupos. O município de Giruá mobilizou um total de 3.193 pessoas, número computado até às 17 horas do dia 25 de maio, o que corresponde a 19% da população giruaense, contra 16% da população do município vizinho Cerro Largo, com o qual realizamos a disputa neste ano. A competição é apenas estímulo à participação, mas quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.