Espaço de Contação de Histórias na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Érico Veríssimo oferece à comunidade giruaense materiais para leitura e acesso à informática.

Espaço de Contação de Histórias na Biblioteca Municipal

As bibliotecas são instituições que sobrevivem há anos, adaptando-se às diversas mudanças políticas, sociais e tecnológicas. Essa sobrevivência, por si só, já é suficiente para provar que cabe à biblioteca uma função muito importante na sociedade, que é a função de servir a comunidade, oferecendo-lhes informação, cultura e lazer. É seu papel, por sua relevância social, fomentar a leitura e a cultura gerando assim mais conhecimento e cidadania.

A Biblioteca Municipal Érico Veríssimo, além de oferecer à comunidade giruaense este local, com diversidades de materiais para leitura e acesso à informática, vem sendo espaço para a contação de histórias. Nessas últimas semanas os alunos puderam participar de momentos de lazer, cultura e informações de forma lúdica. Com cronograma realizado pelo Setor Pedagógico da SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coordenação da biblioteca, os alunos de 1º ao 4º ano das escolas municipais participaram de momentos de contação de histórias realizados pelas alunas e alunos do Curso Normal do IEE João XXIII, que de forma dedicada e muito criativa deram sua parcela de contribuição no incentivo à construção do gosto pela leitura.

Da mesma forma, estiveram em visita à biblioteca alunos EEEF Alfredo Saffi, momento em que o próprio professor realizou a contação de história, sendo essa prática também um ponto de significativa importância para o aluno, pois o encantamento pela leitura deve chegar até os mesmos de diferentes formas para que ele aprenda a gostar cada vez mais da leitura. A EEEF Telmo Motta também trouxe alunos para visitação e retirada de livros, dentre outras escolas e pessoas da comunidade giruaense que já visitaram o local.

Para a Secretária Fátima Ehlert, apreciar este espaço de cultura e avaliar cada momento nele ofertado é de suma importância para que possamos cada vez mais qualificar o mesmo. "O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora." Assim, fica o convite para as demais escolas agendarem e trazerem os alunos para conhecer a Biblioteca Municipal, realizar o cadastro para a retirada de livros, incentivando assim a leitura e a pesquisa.