1º Fórum da Educação Integral acontece dia 18 em Giruá

O evento tem por objetivo fomentar o debate sobre a educação integral entre os gestores e a sociedade

1ª Fórum da Educação Integral acontece dia 18 em Giruá

Numa iniciativa inédita, o Governo Municipal de Giruá estará recebendo Prefeitos, Secretários de Educação, Conselheiros Municipais de Educação e Coordenadores Pedagógicos da Associação dos Municípios das Missões para o 1º Fórum Municipal da Educação Integral. O evento será promovido pela AMM, através do colegiado dos Secretários Municipais de Educação e acontecerá no dia 18 de novembro, a partir das 9h, junto ao Colinas Hotel.

O Fórum contará com a presença do Diretor da UNIPAMPA – Campus Jaguarão e Vice-Reitor eleito para a gestão 2016-2018, Profº Dr. Maurício Aires Vieira, que abordará o tema: “Os desafios da Educação Integral no Plano Nacional de Educação”. Estarão presentes também o Ministério Público, Judiciário, COMDICA, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais, direções das escolas do município, lideranças locais e regionais, representantes de universidades, coordenadorias regionais de educação e entidades ligadas a educação e proteção da infância e juventude.

Esse evento tem como objetivo fomentar o debate sobre a educação integral entre os gestores públicos e a sociedade civil, na perspectiva do cumprimento do disposto na Lei Federal nº 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação e prevê, na Meta 6, que todos os municípios ofereçam educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Para o Prefeito Fabiam Thomas, este é um momento significativo para o município, pois coloca Giruá no protagonismo dos debates referente à educação em tempo integral, uma vez que os municípios têm um compromisso com esta causa, mas deparam-se com dificuldades na implementação desta política porque esta ação demanda um maior financiamento para esta área. A Secretária de Educação Fátima Ehlert, ressalta que este Fórum cumpre com uma das metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação, aprovado em junho deste ano e constituir-se-á num espaço de debate e tomada de decisão por parte dos gestores, podendo inclusive sair um documento para ser encaminhado a União no sentido de garantir os recursos necessários para a efetivação desta meta.