Casa do Professor é projeto inovador na região

Foi veiculada no programa Jornal do Almoço - RBS TV de Santa Rosa

Casa do Professor é projeto inovador na região

Foi veiculada no programa Jornal do Almoço - RBS TV de Santa Rosa, uma matéria sobre o espaço alternativo para os professores municipais prepararem as suas aulas dentro da carga horária. Em um ambiente calmo e silencioso, tendo a disposição computadores, livros e salas apropriadas, garante aos profissionais condições de trabalho, planejamento e troca de experiências. Esta é uma forma que o município encontrou para que o profissional não leve o trabalho para a sua casa. No depoimento das professoras Adriana Paula Kacheski Beck e Neusa Pereira, ambas afirmam que a proposta é inovadora e vai além da questão fisíca que traz possibilidades metodológicas, pois além da pesquisa, favorece a questão de equipe e a troca, contribuindo para a vida profissional e melhorando a condição de trabalho. O Jornal também ressaltou o horário de funcionamento, que é de segunda à sexta, nos três turnos de acordo com a necessidade dos profissionais.

Em pleno funcionamento desde agosto deste ano, já foram realizados 118 planejamentos, frequentado por 82 professores, 472 horas de formação, uma Roda de Conversa com o tema "Motivar-se para estabelecer relações constantes no ensinar e aprender", sendo que hoje (27) acontecerá mais um encontro que abordará o tema "Saúde da Mulher". Muitas reuniões e cursos de formação também são realizados neste espaço. Durante este período, professores que já usufruíram deste ambiente afirmaram que é muito produtivo, considerando o local adequado, materiais acessíveis e a disposição do professor, o que possibilita a interação e a socialização entre os colegas, repercutindo na troca de conhecimentos.

A Coordenadora da Casa do Professor, Daiane Dieter, acompanha os planejamentos diariamente e afirma que os professores estão entendendo e reconhecendo a importância deste espaço. “Gostam da tranquilidade e do aconchego, onde sentem-se satisfeitos com o resultado que o espaço proporciona” destacou ela. A Casa do Professor disponibiliza internet wi-fi, cópias, impressões, livros didáticos, revistas pedagógicas, jornais e espaço para estudo e reuniões.

Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, esta proposta pensada juntamente com o prefeito Fabiam Thomas tinha este objetivo. “Através do entendimento por parte dos profissionais da educação, é possível acreditar que a inovação em educação aos poucos vai possibilitando a concretização de uma educação de qualidade, que só é possível quando entendemos o papel do professor como essencial para que o conhecimento realmente seja a razão de existir da escola” afirmou Fátima.

Confira a matéria no link: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/santa-rosa/v/conheca-um-espaco-alternativo-para-professores-e-a-comunidade-em-girua-rs/4548505/