7ª Semana Literária de Giruá: formação, reflexão e incentivo

A programação atendeu desde a Educação Infantil até o Curso Normal e teve a participação de mais de 1.300 alunos de escolas das três redes de ensino

7ª Semana Literária de Giruá:

formação, reflexão e incentivo

A 7ª Semana Literária realizada de 05 a 08 de outubro, pelo Governo Municipal de Giruá através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contou com intensa programação. Atendeu desde a Educação Infantil até o Curso Normal e teve a participação de mais de 1.300 alunos das escolas das três redes de ensino, além de um momento de formação continuada para os professores.

Dentre as atividades desenvolvidas, o musical que abordou o clássico "O Pequeno Príncipe" (Antoine de Saint-Exupery), preparado por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite, encantou as crianças da Educação Infantil com as várias mensagens trazidas pelos intérpretes através da dramatização e interpretação de canções infantis. Já para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, aconteceu o bate-papo e a contação de histórias com a escritora Maria Helena Zancan Frantz, de Ijuí (RS), formada em Letras pela UNIJUI, estudou Romanística na Universidade de Münster, Alemanha, onde obteve o título de Magister Artium. Também lecionou Literatura no curso de Letras da Unijuí e na rede estadual de ensino. Agora segue na esteira dos livros, participando de Feiras de Livros e de conversas com seus leitores infantis, juvenis e adultos.

Aos alunos dos anos  finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Programa Cidadania Plena e Curso Normal, o evento proporcionou painéis com o escritor Marcelo Spalding, de Porto Alegre (RS), professor, escritor e jornalista, cuja história de vida como escritor iniciada aos 16 anos pode servir de exemplo para as crianças, adolescentes e jovens que tem o sonho de seguir esta carreira. Da mesma forma os professores também tiveram um momento especial com o  escritor Marcelo Spalding, através de um painel em que foi abordado a questão da  "Leitura na Era Digital": discussão sobre a questão da leitura e as dificuldades de lidar com a mesma nesse momento.

Na abertura da 7ª Semana Literária o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, ressaltou as atividades planejadas pela Secretaria de Educação, com o objetivo de proporcionar cultura, conhecimento e diferentes oportunidades de aprendizagem. Já a Secretária de Educação, Fátima Ehlert, parabenizou os professores pelo envolvimento anterior e trabalho realizado nas escolas visando  o pré-evento.

A cada edição idealizada a Semana Literária se fortalece como uma oportunidade de ressignificar as comemorações do "Dia da Criança" que através do lúdico e da cultura, procura desenvolver a formação integral dos alunos com ações e atividades direcionadas às escolas e à comunidade, a fim de torná-los sujeitos no processo de construção do conhecimento e de transformação da sociedade e da própria vida.