Secretaria de Educação e Cultura promove mais uma Semana Literária em Giruá

A Semana Literária que inicia na próxima segunda-feira(05) tem como tema "Leitura, cidadania e vida"

Secretaria de Educação e Cultura promove mais uma

Semana Literária em Giruá

A Semana Literária que inicia na segunda-feira(05) tem como tema "Leitura, cidadania e vida". O evento que acontecerá no ConGir, é realizado pelo Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Esta é a 7ª edição do encontro que visa estimular a leitura junto as escolas, estabelecendo uma parceria entre escritor, professor e aluno para buscar a valorização da leitura e a formação de novos leitores e escritores através da democratização do acesso ao livro e a escritor-presente.

Com o intuito de tornar as leituras durante esse período do evento ainda mais prazerosas, professores e membros de equipes diretivas das escolas municipais vem se reunindo com a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto à Casa do Professor, para discussão e preparação em conjunto de atividades que serão trabalhadas com os alunos, objetivando proporcionar-lhes meios diferenciados de leituras e atividades didático-pedagógicas.

Este ano, para o debate com alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, estará presente na Semana Literária o escritor Marcelo Spalding, professor, escritor e jornalista, mestre e doutor em Letras pela UFRGS. Como escritor, é autor dos livros 'As cinco pontas de uma estrela', 'Vencer em linhas tortas', 'Crianças do Asfalto', 'A Cor do Outro' e 'Minicontos e Muito Menos'. É o idealizador do projeto www.literaturadigital.com.br.

Para painéis com os alunos dos anos iniciais, estará presente em Giruá a escritora Maria Helena Zancan Frantz, de Ijuí/RS. Formada em Letras pela UNIJUI, estudou Romanística na Universidade de Münster, Alemanha, onde obteve o título de Magister Artium. Foi professora de Literatura do curso de Letras da Unijuí e também da rede estadual de ensino. A partir dessa sua experiência pedagógica escreveu dois livros, 'A Literatura nas Séries Iniciais', pela Editora Vozes e 'Vamos Brincar com Poesia', pela Editora Unijuí, ambos voltados para o ensino da literatura na escola. Agora segue na esteira dos livros, participando de Feiras de Livros, e de conversas com seus leitores infantis, juvenis e adultos. Dentre suas obras podemos destacar Esconde-Esconde, Palavra Faceira e Terra dos Brinquedos.

Para os alunos da educação infantil (JA/JB), vem sendo preparado por professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nicolau Leite o musical infantil "O pequeno Príncipe", o qual certamente encantará os pequeninos envolvidos na arte do cantar e contar histórias.

Paralelamente à Semana Literária, as escolas continuarão realizando diversas atividades a partir das obras dos respectivos autores, tornando assim mais significativo o encontro com os mesmos, bem como intensificando momentos com programações específicas tendo em vista também o Dia da Criança. Outra importante ação a ser desenvolvida tendo em vista a Semana Literária será a apresentação do projeto e divulgação da data da reabertura da nova biblioteca.

A Secretária de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, parabeniza às escolas e os professores que a cada ano ampliam as atividades na Semana da Criança e na Semana Literária, culminando atividades que se realizam no ano todo. "Devemos trabalhar a consciência de que ler é fundamental para ampliar nosso conhecimento, vislumbrar novas possibilidades e mudar paradigmas. Através da leitura interpretamos, criamos e reinventamos a nossa vida” destacou Fátima.