Giruá inicia atividades de formação continuada do PNAIC

Giruá inicia atividades de formação continuada do

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciará no segundo semestre de 2015 os encontros de formação continuada do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O primeiro encontro aconteceu no dia 16 de setembro na Casa do Professor.

No encontro esteve presente a Secretária Municipal, Fátima Ehlert, que em sua fala afirmou: “Estamos no terceiro ano de implantação do PNAIC e temos claro o compromisso com a meta de alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, lembrando que Giruá desde 2009 tem realizado ações no sentido de garantir este direito à alfabetização”. Ela lembrou ainda que num primeiro momento investiu-se na formação através do GEEMPA e na sequência a adesão ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na formação em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação em Matemática. Em 2015, a novidade é a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.

A Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores no ano de 2015 terá um total de 80 horas contando com a participação de 23 professores. O processo de formação privilegia um diálogo permanente e sistemático com a prática docente e com a equipe pedagógica da escola para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino público. Os trabalhos desta formação serão coordenados pela Supervisora, Tatiana Soller, e pela orientadora de estudos professora, Helena Maria Pertile Izeppi.