Governo Municipal reúne lideranças do setor agropecuário e delibera sobre referências atualizadas do valor da terra nua (VTN)

O prefeito Ruben Weimer e o vice-prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, reuniram-se na manhã da terça-feira, 18 de abril, com lideranças do setor da produção agrícola, momento em que foi apresentado o valor do cálculo da terra nua (VTN), conforme instrução normativo número 1877/2019 e suas alterações.

O resultado para o exercício 2023, segue as seguintes referências, conforme aptidões: Lavoura Boa R$ 34.640,82; Lavoura Regular R$ 27.713,84; Lavoura Restrita R$ 24.249,78; Pastagem Plantada R$ 20.785,71; Silvicultura e Pastagem Natural R$ 17.320,55 e Preservação Fauna/Flora R$ 6.928,14.

O VTN pode ser base para procedimentos de compra e venda de terras, mas sua principal função é ser referência no momento do cálculo do Imposto Territorial Rural (ITR), sendo imprescindível que os proprietários rurais adotem tal base de preços estabelecida para suas próximas declarações, pois a Receita Federal realiza o cruzamento de dados declarado pelo contribuinte e o Sistema de Preços de Terras (SIPT).

Participaram da reunião, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, secretária de Finanças, Angelita Gülich Scherer, vereador e representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Fernando Copetti Desbessel, chefe municipal da Emater-Ascar/RS, Charles Fernantes, engenheiro agrônomo, Leandro Ferreira, representante contábil, Mauri Belmonte, fiscal da Prefeitura, Luiz Lunkes e produtores ruais, Valmor Belinaso e Wilmar Bender.