Portal do Servidor inova no atendimento

O projeto moderniza o sistema de relacionamento com o servidor, disponibilizando de forma prática informações da vida funcional aos servidores

Portal do Servidor inova no atendimento do funcionalismo público municipal

Desde o mês de maio, o Governo Municipal disponibilizou para os seus servidores o Portal do Servidor (http://portalcolaborador.girua.rs.gov.br/Login.aspx). O Projeto faz parte de ações de modernização da gestão que estão sendo implantadas através da Secretaria de Administração. No caso do Portal do Servidor, o projeto moderniza o sistema de relacionamento com o servidor, disponibilizando de forma prática e acessível informações da vida funcional aos servidores e, da mesma forma, criando um canal direto de interação entre servidor e governo.

Trata-se de mais uma ação de modernização e controle técnico da gestão, medidas pactuadas entre Prefeito Municipal Fabiam Thomas e a Secretaria Municipal de Administração. A primeira grande modificação foi a nova página do Executivo na internet, que traz todas as informações públicas aos cidadãos, e permite a interação com o Gabinete do Prefeito e todas as Secretarias, além de disponibilizar processos licitatórios e de seleção pública, atas, Leis, Decretos e notícias, cumprindo integralmente a Lei de Acesso a Informação e as exigências relativas a transparência, tudo em respeito ao cidadão giruaense e ao servidor público.

A nova ferramenta, o Portal do Servidor, possui um layout simples e objetivo, é acessado com o número do CPF e senha individual, a qual foi encaminhada para os servidores nos contracheques impressos nos meses de abril e maio. No Portal, o servidor poderá consultar os seus contracheques, comprovantes de rendimentos e legislação, além de ter disponível também, o Canal de Ouvidoria, através do qual podem ser encaminhadas críticas, sugestões e dúvidas ao Setor de Recursos Humanos.

O Secretário de Administração, Jarbas Cardoso visitou todas as 10 secretarias do governo, onde dialogou com servidores e explicou sobre o funcionamento da nova ferramenta. Para Jarbas, com a implantação do Portal do Servidor, servidores e governo ganham na agilidade da prestação de informações sobre a vida funcional, com uma gestão mais ecológica, pois será utilizado menos papel e, na relação custo-benefício, o investimento do Governo, para com os servidores, resultará em menos gasto do dinheiro público. Destaca, ainda, a importância de todos os servidores conhecerem e utilizarem o Portal do Servidor, contando, se necessário, com o auxílio dos colegas dos setores administrativos das secretarias, ou até mesmo dos familiares, pois pode ser acessado de qualquer computador, mediante o registro da senha.

Até o mês de junho, o Setor de Recursos Humanos manterá a impressão dos contracheques no formulário tradicional, mas a partir do mês seguinte só serão impressos aos servidores que solicitarem por escrito e optarem em continuar recebendo, por via impressa, o seu comprovante mensal de rendimento.