Mais de 200 servidores recebem orientações sobre separação e destinação correta de resíduos

O Governo Municipal promoveu ao longo do último semestre de 2023, através do departamento de Meio Ambiente, uma ação de conscientização ambiental junto aos diversos setores da Prefeitura, objetivando orientar os servidores sobre separação e destinação adequada dos resíduos.

Os encontros, realizados por setor, alcançaram mais de 200 servidores das Secretarias Municipais de: Agricultura e Meio Ambiente, Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Promoção Humana, Saúde, Infraestrutura Rural, Trabalho e Cidadania, Planejamento Econômico, Administração, Gestão Financeira e Suprimentos e Educação e Cultura. As reuniões foram coordenadas e conduzidas pelos servidores: a bióloga Luana Santos, estagiária Fabrícia Rodrigues, a licenciadora ambiental, Fernanda Schulz e pelo fiscal de meio ambiente, Alexandre Amilton de Oliveira; que explanaram amplamente sobre a importância da conscientização ambiental e prática adequada na destinação de resíduos gerados no dia a dia dos cidadãos, seja no trabalho ou em suas residências. Além da orientação oral, todos os participantes receberam ao final dos encontros, um fôlder para elucidar as principais dúvidas na hora de colocar em prática as instruções recebidas, também foi entregue um brinde produzido a partir de material reciclável.

Em tempo, vale ressaltar que a separação dos resíduos de forma correta faz toda a diferença na preservação do meio ambiente, pois ela evita que muitos materiais recicláveis acabem em aterros ou lixões. A reciclagem economiza recursos naturais, evita a poluição do solo e da água e gera renda para muitas famílias que dependem dos resíduos sólidos descartados para sobreviver e para que ela aconteça é fundamental saber de que forma deve-se realizar a separação e destinação correta dos resíduos.