Visita técnica teve objetivo de acompanhar a implantação dos Projeto Cozinh

Visita técnica teve objetivo de acompanhar a implantação dos Projeto Cozinha Comunitária

Aconteceu na manhã da quarta-feira,15, na Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania, a visita técnica do Delegado Regional do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sr. Nelson Bagetti Garcia e da Assessora Técnica do Departamento Assistência Social, Sra Ieda Oliveira Schmatz, onde foram recebidos pelo Secretário Claudio Amaral e pela Coordenadora de cursos Rosangela Bekoski. Esta visita teve como objetivo, acompanhar e monitorar a implantação do Projeto Cozinha Comunitária no Município.

Este projeto tem como objetivo geral á implantação de uma Cozinha Comunitária com a finalidade de orientar as famílias usuárias dos serviços e programas sociais, quanto às formas corretas de alimentação para enfrentar as carências alimentares e nutricionais, além de propiciar condições adequadas de preparo de alimentos, estando estes de acordo com as normas sanitárias, gerando qualificação profissional e renda complementar para as famílias beneficiárias desta ação.

A Cozinha Comunitária, além de fazer parte do fluxo de etapas que possibilita o acesso aos alimentos, constituirão espaços de convivência social para a realização de atividades de educação alimentar, nutricional e para o consumo, devendo a comunidade ser necessariamente envolvida na sua gestão. Suas instalações também poderão servir para a capacitação de mão de obra para o setor de produção de alimentos em articulação com programas de geração de emprego e renda.

Cabe salientar que no município de Giruá conta com o “Programa Giruá Sem Miséria” que atende as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Umas das ações é a oferta semanal de pães através do Projeto Municipal “Alimentando o Futuro”. Desta forma, o projeto da Cozinha Comunitária vem a contribuir para o aprimoramento e inovação das ações já existente no nosso município.