ESCOLA DE EMPREGO FORMA MAIS 35 GIRUAENSES ATRAVÉS DO PRONATEC

Os cursos tiveram um total de 200 horas aula entre teoria e prática

ESCOLA DE EMPREGO FORMA MAIS 35 GIRUAENSES ATRAVÉS DO PRONATEC

Os cursos tiveram um total de 200 horas aula entre teoria e prática

O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania, e o SEST SENAT, realizaram na noite desta terça, 07 de abril, a formatura dos alunos concluintes dos cursos de almoxarife, eletricista instalador predial de baixa tensão e frentista. O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, Secretário Municipal, Cláudio Amaral, o Diretor do SEST SENAT, Paulo Ivan Beux, e o Vereador Alex Sandro Gomes, representando o Legislativo, entregaram os diplomas, mensagens e as saudações de praxe aos formados. A imprensa local, os Secretários Ricardo Jurenick e Márcio Silva, e demais autoridades, também prestigiaram o evento.

Em seu discurso, o Prefeito Fabiam agradeceu a equipe da SMTC, em nome do Secretário Cláudio, pelo engajamento, cumprimento das metas, e pelo carinho dispensado aos alunos que buscam na Escola do Emprego um espaço para o aprendizado profissional nas mais  diversas áreas. Lembrou, também, que provas inequívocas do sucesso do Programa Escola de Emprego foram demonstradas na cerimônia: a presença de alunos concluintes, a busca por novas matrículas, a qualificação profissional, o aumento na geração de empregos, e a qualidade da mão-de-obra giruaense, pois os instrutores dos três cursos são locais, e um deles, Miguel da Conceição, foi aluno da mesma plataforma de ensino.

Palavras de motivação também foram dirigidas pelo Secretário Cláudio Amaral aos alunos. Parabenizando-os, Amaral referiu que a SMTC está de portas abertas para recebe-los em outros cursos, bem como toda e qualquer pessoa que se encaixe no perfil estabelecido pelo Programa Federal - PRONATEC, e que deseje melhorar de vida através da qualificação profissional.

O Diretor Paulo Ivan, considerado amigo de Giruá e lembrado pela 67 formatura que realizava no intervalo de um ano, manifestou seu contentamento para com o desenvolvimento do Pronatec em Giruá. Além disso, celebrou a bela parceria existente entre o SEST SENAT e o Governo Municipal. Professor Universitário, Paulo Ivan lembrou de suas aulas na Universidade de Passo Fundo, associando emoção semelhante a cada vez que visita Giruá, pois sente que o Município preza a qualificação profissional. Por tudo, renovou a parceria para mais cursos e oportunidades.

Os cursos tiveram um total de 200 horas aula entre teoria e prática. O módulo básico de todos os cursos foi ministrado pela Instrutora Rosangela.

O módulo específico e pratico do curso de eletricista foi ministrado pelo instrutor Miguel da Conceição.  O curso de Frentista foi ministrado teoria e prática pela instrutora Leani Wagner, também de Giruá, com as aulas práticas tendo sido realizadas no Posto BR São Paulo. As aulas práticas do curso de almoxarife foram ministradas pela instrutora Rosangela, com visitas realizadas no mercado Super São Luiz.

O Almoxarife é o profissional que programa e controla o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico. Armazena materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado.

O Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão realiza a instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão.

Já o Frentista abastece veículos automotores com diferentes tipos de combustíveis; verifica e troca fluídos e filtros, lava veículos automotores, verifica a calibragem e efetua a troca de pneus, acompanha o recebimento e o controle da qualidade de combustíveis e comercializa produtos.

Fotos: Wilson Bonfanti