Giruaenses concluem cursos profissionalizantes

Os cursos foram realizados na Secretaria de Trabalho e Cidadania, ministrados pelo SENAC Santa Rosa

Giruaenses concluem cursos profissionalizantes

Na noite da última quarta-feira(16) aconteceu no Auditório Regina Giovelli, a solenidade de formatura de quatro turmas de cursos de qualificação profissional realizadas na Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania, ministrados pelo SENAC Santa Rosa.

Estiveram presentes o Prefeito Fabiam Thomas, o Vice-Prefeito Elton Mentges, o Secretário Municipal de Trabalho e Cidadania Claudio Amaral, o Diretor da Câmara Legislativa, Pedro Nirto Duarte, a Líder de Processos Educacionais do SENAC Santa Rosa, Daiana Laufer, o Secretário de Meio Ambiente Ricardo Jurinick e familiares e amigos dos formandos.

As turmas concluíram os cursos de Operador de Computador (12 alunos); Operador de Caixa (16 alunos); Montador e Reparador de Computador (4) e Massagistas (16alunos), cursos estes  realizados pelo Senac. Os cursos de Operador de Caixa e o Operador de Computador foram realizados pelo PSG(Programa Senac de Gratuidade).

O Programa SENAC de Gratuidade (PSG), resultado de um acordo entre o Senac e o Governo Federal, objetiva a educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego. O PSG oferece cursos de Aprendizagem, cursos de nível técnico, qualificação técnica, cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Já os cursos de Montador e Reparador de Computador e o curso de Massagista, foram realizados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado pelo Governo Federal em 2011. Tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Na oportunidade, ocorreu ainda a certificação aos alunos do Projeto Viva Leve, pela conclusão do curso de Informática Básica. O Projeto é mantido pelo Governo Municipal de Giruá e visa informar e conscientizar os participantes sobre a adoção de hábitos saudáveis, além de promover a prática de atividade física orientada, voltados à promoção da saúde e qualidade de vida. O curso de informática, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria de Trabalho e Cidadania permitiu ao participante contato direto com o computador, onde receberam informações básicas de informática e conhecimentos para a navegação na internet, explorando os principais recursos de pesquisa e entretenimento.

O Prefeito Fabiam Thomas parabenizou os formandos, afirmando que a partir da conclusão de cursos como este, as pessoas se tornam mais qualificadas para ingressarem no mercado de trabalho. O Secretário Cláudio Amaral, reforçou a afirmação do Prefeito, destacando que o Governo Municipal já está organizando os cursos para o próximo ano.