Gap promove Seminário em Giruá

O evento viabilizou a formação de profissionais em assistência social

Gap promove Seminário em Giruá

O Governo Municipal de Giruá, através da Secretaria Municipal de Promoção Humana - Casa da Família, realizou na quarta-feira, 9 de agosto, junto ao espaço ConGIR, o 1º Seminário Municipal do GAP – Programa de Apoio Psicossocial a Crianças e Adolescentes, abordando a infância, adolescência e família. O evento viabilizou a formação de profissionais em assistência social, saúde e edcuação, e um debate com autoridades, lideranças, e familiares das pessoas atendidas pelo Programa, sobre a temática familiar.

A abertura oficial contou com a presença do Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, da Primeira Dama, Carolina Konzen Thomas, Secretária de Promoção Humana, Simone Kogler, Vice-prefeito Elton Mentges, vereador Ernani Zagonel representando a Câmara

Municipal de Vereadores, e a psicopedagoga Adriana P. Kacheski Beck, que coordena o projeto. Em destaque, os pronunciamentos da Secretária Simone, abrindo o evento e conclamando a todos a refletir sobre a importância da convivência familiar e a condição única que Giruá oferece a seus munícipes, no sentido de disponibilizar uma clínica de atendimento psicossocial pública e gratuita; e o da Primeira Dama Carolina, que recebeu a incumbência de iniciar a implantação do GAP, ainda em 2010, na mesma época em que liderava o processo de criação da Casa da Família, e se emociona ao lembrar todas as etapas desta caminhada vitoriosa: (...) " de início tudo era expectativa e desejo de enraizar o programa em nosso município. Todos os detalhes foram observados, e cada processo era gestado com o maior cuidado possível, pois o GAP poderia sim mudar a vida das famílias. Não há como traduzir a alegria em saber que tudo deu certo, que esta iniciativa giruaense hoje é respeitada em todo o Estado, e que as pessoas que aqui residem podem contar com esta verdadeira política pública de qualidade".

Em sua manifestação quando da abertura do seminário, o Prefeito Fabiam enfatizou que desde a sua implantação, o GAP foi inovando em estratégias para melhor atender sua demanda, e a eficácia do programa foi reconhecida a nível estadual e nacional, conquistando, em 2011, o Troféu FAMURS 35 anos do Premio Gestor Público. De 2012 a 2014, o Programa também recebeu homenagens e reconhecimentos no mesmo certame, que congrega as melhores práticas de gestão a nível de Rio Grande do Sul.  Há 10 meses, o GAP foi incluído no livro 'Boas Idéias Mudando Vidas', publicado pela AFISVEC e pelo SINDIFISCO, e que congrega os melhores projetos gaúchos em 12 anos do Prêmio Gestor Público. "Estes reconhecimentos não fazem a diferença para o projeto GAP, pois o foco está centrado na correção de problemas, e no melhor tratamento possível a todos aqueles que buscam a Casa da Família para receber o seu atendimento, mas servem como estímulo para a equipe de trabalho e nos convidam a prosseguir inovando em outras ações, nas demais áreas de atuação da gestão pública. O GAP muda a vida das pessoas, auxilia pais e mães no desenvolvimento de seus filhos, e serve para unir e fortalecer cada vez mais os laços das nossas famílias. Cada centavo investido e cada hora trabalhada na concepção do projeto valeram muito a pena.

AGRADECIMENTO

Um dos momentos mais marcantes do Seminário foi a entrega de certificados de agradecimento a todos os profissionais que, desde a sua criação, contribuíram para o desenvolvimento dos trabalho no GAP. Em todos os pronunciamentos, as autoridades reconheceram o valor das profissionais lotadas no Programa, e que a decisão em contratar servidores técnicos para desenvolver o GAP foi determinante para que os resultados chegassem em tão pouco tempo.

Os assuntos abordados no Seminário foram os seguintes:

Família- “Espelho que reflete o Desenvolvimento dos Filhos”, proferida pela Psicopedagoga – Adriana P. Kacheski Beck

Valente: “Uma análise da Simbiose Materna e as Possibilidades de se descolar”, proferida pela Psicóloga Elisangela Almeida dos Santos

“A Problemática do Diagnóstico na Infância”, a cargo da Psicóloga Nairana Mello

“A  Adolescência e suas Vulnerabilidades”, pela Psicóloga Vera Lúcia Ruwer.

O GAP já prestou atendimento a 650 crianças e adolescentes e suas famílias. Semanalmente 150 crianças e adolescentes são atendidas, por psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais, fazendo com que os atendimentos cheguem a 3500, a cada ano. O Programa foi criado através do Decreto 103/2010, em virtude das demandas apresentadas por crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Pioneiro e inovador, visa atender a estas crianças e adolescentes, em suas fragilidades emocionais, sociais e de aprendizagem. O Programa objetiva oferecer apoio psicológico, pedagógico e social a criança ou adolescente em condições de risco, como: conflitos com a lei, no cumprimento de medidas sócio-educativas, drogadição, abandono, afastamento dos pais biológicos, maus tratos, abuso e violência sexual, má conduta psicossocial, atrasos no desenvolvimento, defasagens pedagógicas e transtornos emocionais.

Os atendimentos oferecidos são totalmente gratuitos e a permanência da crianças e adolescentes no programa depende da evolução de cada caso. São realizadas avaliações, atendimentos clínicos individuais, atendimentos e avaliações em grupos, atendimentos e visitação às famílias, atendimentos individuais e grupos às mães, reuniões e encaminhamentos a rede, e visitação e acompanhamento escolar dos alunos inseridos.