Governo Municipal realiza ato em alusão ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher


 

Na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro, o Governo Municipal promoveu, no Centro Cultural Adelina Dias, uma programação especial em referência ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, lembrado mundialmente em 25 de novembro. O encontro, organizado pela Secretaria de Promoção Humana, pelo CREAS e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, reforçou o compromisso do município com a defesa dos direitos humanos, o respeito à vida e a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.

O evento contou com a presença do prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, do presidente do Poder Legislativo, Sadi Ramborger, da secretária de Administração Tanise Maciel Weschenfelder, da secretária de Promoção Humana Marieli Dalla Costa, além de autoridades convidadas: a juíza de Direito Dra. Camila Celegatto Cortello Escanuela, a promotora de Justiça Dra. Bruna Ribeiro Pedroso da Luz Hirata e a delegada de Polícia Elaine Maria da Silva, bem como demais lideranças e representantes de conselhos municipais.

Durante a importante “Roda de Conversa”, com a condução das servidoras Cibele Teixeira de Oliveira (psicóloga) e Silvana Maria Rudel Bolfe (assistente social)- foi destacada a atuação essencial do CREAS no acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência. O serviço oferece escuta qualificada, orientação e apoio psicossocial, fortalecendo vínculos, resgatando direitos e promovendo autonomia. O Governo Municipal reforçou a importância de ampliar espaços de diálogo, mobilização e conscientização, reafirmando que nenhuma forma de violência é aceitável.

A programação contou ainda com um momento simbólico, a instalaçãooficial do Banco Vermelho em frente da Secretaria de Promoção Humana, uma indicação da vereadora Rosângela Cordeiro, e demais integrantes da bancada feminina do Legislativo giruaense. O Banco Vermelho, implantado em parceria com a Secretaria de Promoção Humana, CRAS, CREAS, Conselho Municipal da Mulher e gabinete da primeira-dama, representa a memória das mulheres vítimas de feminicídio e se converte em um apelo público pela prevenção da violência, pela denúncia e pelo compromisso coletivo com a igualdade de gênero.

O Governo Municipal reforça que o enfrentamento à violência contra a mulher é responsabilidade de toda a comunidade. Que este gesto inspire novas ações, fortaleça redes de proteção e reafirme: toda mulher merece viver com dignidade, respeito e liberdade.