Notícias
Giruá realiza XII Conferência de Assistência Social e IV Conferência Municipal do Idoso
- Publicado em 07/08/2025 às 22:09
- Imprimir
Nesta quinta-feira, 7 de agosto, o Governo Municipal, realizou a XII Conferência Municipal de Assistência Social e a IV Conferência Municipal do Idoso. O evento aconteceu no Centro de Convivências do Bairro Hortêncio e foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Promoção Humana com o apoio do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso.
Com a temática “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Construções, proteção social e resistência”, a XII edição foi marcada por palestra, debates e a formação de grupos temáticos para discutir os principais eixos estruturantes do SUAS, incluindo acesso, financiamento, participação social, inovação e fortalecimento dos serviços socioassistenciais. A conferência teve ampla participação da comunidade, sendo uma instância deliberativa prevista na Política Nacional de Assistência Social, tendo como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento do SUAS em nível local.
Na abertura oficial, o prefeito Dari Paulo Prestes Taborda enalteceu a organização do evento e mencionou a relevância da participação da comunidade para fortalecer a elaboração de políticas públicas mais eficazes, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática. Na oportunidade, Taborda também anunciou que o Executivo Municipal, viabilizará através de termos de fomento, o repasse de recursos financeiros para os grupos de “terceira idade”, proporcionando apoio para realização de eventos e atividades promovidas pelas respectivas associações.
O evento contou com a mensagem de acolhida da secretária de Promoção Humana, Marieli Dalla Costa e da vice-presidente da Câmara de Vereadores, Denise Weber. Após, a assistente social do município de Santo Antônio das Missões, Priscila Nunes, ministrou palestra magna, enaltecendo os 20 anos do SUAS, com o tema “Construção, proteção e resistência com o foco no envelhecimento multicultural”.
Durante o turno vespertino, os participantes debateram sobre os cinco eixos temáticos: Universalização do SUAS – Acesso integral com equidade e respeito às diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais – Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social; Gestão democrática, informação do SUAS e comunicação transparente – Fortalecendo a participação social; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Paralelamente, a Conferência do Idoso também debateu seus eixos em grupo, sendo: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
Para finalizar o dia de trabalhos, foram escolhidos os delegados que representação o município de Giruá, na conferência estadual em Porto Alegre, agendada para acontecer nos dias 15 e 16 de outubro.