Giruá promove Conferência Municipal de Assistência Social e do Idoso no dia 7 de agosto


 

O Governo Municipal de Giruá, por meio da Secretaria de Promoção Humana, através do Conselho Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso, convida toda a comunidade para participar de um evento de grande relevância social: a Conferência Municipal de Assistência Social e a Conferência do Idoso.

O encontro acontecerá no dia 7 de agosto de 2025, no Centro de Convivência, situado na Rua 28 de Janeiro, nº 300, Bairro Hortêncio, com início às 9h e término previsto para as 17h. Haverá pausa para o almoço, que será servido gratuitamente no local aos participantes.

Tema e propósitos da Conferência de Assistência Social

 

Com o tema “20 anos do SUAS: construções, proteção social e resistência”, a Conferência Municipal de Assistência Social tem o papel de avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em âmbito local. Além de palestras e debates, onde os participantes serão divididos em grupos temáticos que abordarão os seguintes eixos:

  • Eixo 1: Universalização do SUAS – Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades

  • Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional

  • Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais – Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social

  • Eixo 4: Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente – Fortalecendo a Participação Social

  • Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS

A conferência é uma instância deliberativa prevista na Política Nacional de Assistência Social e se configura como uma oportunidade essencial para promover o diálogo com a sociedade, avaliar avanços e propor melhorias nas políticas públicas de assistência.

Conferência do Idoso: construindo equidade e participação

Simultaneamente, ocorrerá a Conferência do Idoso, que tem como tema: "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". A proposta é refletir e construir caminhos para assegurar o envelhecimento digno, respeitoso e com participação ativa da população idosa. Os eixos a serem debatidos são:

  • Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais

  • Eixo 2: Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa

  • Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa

  • Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices

  • Eixo 5: Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro

Um convite à participação cidadã

A Prefeitura de Giruá reforça que a participação da comunidade é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes, inclusivas e alinhadas às necessidades reais da população.

“Sua presença é muito importante para fortalecer o diálogo, garantir direitos e construir políticas públicas mais justas e inclusivas para todos. Participe! Sua voz faz a diferença!”

Para mais informações, procure a Secretaria de Promoção Humana ou os Conselhos Municipais de Assistência Social e do Idoso.