9° Encontro do programa Conversando com o Idoso e o Lançamento da campanha

Meta é atender mil famílias

9° Encontro do programa Conversando com o Idoso e o Lançamento da campanha do Agasalho 2015

Com a presença de autoridades e sob a coordenação da Secretaria Municipal de Promoção Humana, aconteceu na manhã da quarta-feira, 20, importante ato junto ao CONGIR, marcando a realização do 9º Encontro do Ciclo de Palestras "Conversando com o Idoso" e o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2015.

O ato foi prestigiado pelo Prefeito Municipal Fabiam Thomas, pelo Vice-Prefeito Elton Mentges, pelo Coordenador Regional da 14ª Coordenadoria Regional da Saúde, Jorge Leandro Krechowiecki, pelo Vereador Alex Sandro Gomes, representando o Legislativo Municipal, Secretária Municipal de Promoção Humana, Simone Kogler, e da Dra. Maria da Graça Schwerz, que compuseram a mesa oficial, além dos demais Secretários Municipais, Vereadores, Assessores, Liga de Combate ao Câncer, Emater, Grupos da Terceira Idade, Imprensa e demais convidados.

O evento iniciou com a palestra proferida pela professora Cerenita de Almeida Antunes, abordando o tema “A dança e seus benefícios”, a qual foi encerrada com a dança Polonesa, ou Poloinese, em uma grande confraternização entre os presentes.

Na sequência do evento, aconteceu a entrega oficial de materiais e equipamentos aos Grupos da Terceira Idade, por parte do Governo Municipal.

O Grupo Conviver recebeu um liquidificador, duas panelas médias, uma chaleira média, uma frigideira, três lixeiras simples, uma lixeira média em Inox, quatro bacias médias de plástico, 12 panos de prato, 3 bolsas de chão, um jogo de latas para guardar mantimentos, uma mesa em fórmica e um fogão industrial. Para o Grupo Girassol, foi entregue um armário com 4 gavetas, um estufa inox com cinco bandejas, uma fritadeira elétrica de 4 litros, e 60 pratos rasos branco de porcelana. O Grupo Sempre Unidos, de Cândido Freire, recebeu um freezer horizontal com capacidade de 213 litros.

Seqüenciando o ato, ocorreu emocionante homenagem do Governo Municipal ao Dr Edson Schwerz, que faleceu recentemente, o qual idealizou o Programa Conversando com o Idoso, juntamente com a Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, em 11 de abril de 2014. Em sua 9ª edição, o Programa continua ofertando este espaço de informação e cultura à terceira idade, além da integração e da troca de experiência, com isso fortalecendo os vínculos comunitários entre os participantes. Em nome da família Schwerz, a esposa do falecido Dr. Edson, Dra. Maria da Graça Schwerz, recebeu das mãos do Prefeito Fabiam Thomas e da Secretaria Simone Kogler uma placa homenageando o seu esposo por todos os anos de trabalho e luta dedicada as pessoas idosas de nosso município.

A Secretária Simone, em sua fala, também explanou sobre a Campanha do Agasalho 2015, que tem como slogan “O frio não será mais forte do que nosso calor humano”, campanha iniciada novamente no município com o objetivo de manter o sentimento de solidariedade e a importância da participação da comunidade giruaense nesta causa. Neste ano, o objetivo é contemplar mil famílias. Assim como em anos anteriores, a SMPH está realizando esta mobilização social, com a distribuição de vários pontos de coletas na cidade, além da arrecadação que será feita através de eventos que serão realizados em parceria com entidades, programação esta que será divulgada posteriormente pelos veículos de comunicação, como destacou a Secretária.

O Prefeito Fabiam, ao se dirigir aos presentes, saudou especialmente os integrantes dos Grupos da Terceira Idade, destacando a importância das políticas publicas voltadas a garantir oportunidades a todos os giruaenses, reconhecendo especial importância àquelas voltadas aos idosos. "A maciça participação no " Conversando com o Idoso" comprova o acerto da criação do mesmo, e garantirá não somente a sua continuidade, mas também a constante potencialização das ações já desenvolvidas. Fabiam destacou ainda a importância dos Grupos permanecerem unidos, e,  em especial, honrar a iniciativa de uma figura tão querida por todos, que dedicou parte de sua vida a luta, ao trabalho voltado para a terceira idade, em memória ao idealizador deste programa: o Dr. Edson Schwerz.