Giruá anuncia investimentos durante encontro “Conversando com o Idoso”

Reforma do ConGir e mudanças nos critérios de isenção do IPTU foram apresentados

Giruá anuncia investimentos durante
encontro “Conversando com o Idoso”

Na quarta-feira(16) o ConGir contou com a presença de cerca de cem idosos que vieram participar do 14º encontro do Ciclo de Palestras “Conversando com o Idoso”. Os encontros são promovidos pelo Governo Municipal de Giruá através da Secretaria de Promoção Humana – Casa da Família.

O tema “A arte de Envelhecer com Espírito Jovem” foi abordado pelo palestrante Professor Edison Mota Prestes, de Santa Rosa. De maneira alegre e com muito entusiasmo, ele divertiu o público, através de brincadeiras e mensagens interativas. Em diversos momentos convidou os idosos a se colocarem em frente ao palco e realizarem atividades de integração com os demais, como abraçar, observar um ao outro, cantar e sorrir. A religiosidade foi muito abordada durante sua fala, o que encantou os idosos que refletiram sobre diversas situações expostas pelo palestrante. O público pode prestigiar ainda apresentações artísticas, através de cantos e declamação de versos dos participantes.

Após a palestra, o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, a Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, o Vice-Prefeito Elton Mentges, a Secretária Municipal de Promoção Humana Simone Kogler e o Vereador Ernani Zagonel compuseram a mesa oficial. Na oportunidade, o Prefeito agradeceu ao professor Edison pela forma como conduziu a palestra, incentivando os idosos a continuarem participando de maneira ativa dos encontros do próximo ano. Após, convidou o Secretário de Finanças e Suprimentos, Fernando Zimmermann Prestes, para juntos, anunciarem reformas na estrutura do ConGir.

O início da reforma, que contará com a troca do telhado, troca do forro, que será substituído por PVC, colocação de novos toldos na entrada do Centro e novas calçadas com acessibilidade já estão autorizadas. Esta é uma demanda solicitada na sessão plenária do idoso, onde os idosos entregaram matéria contendo diversos pedidos de melhorias e investimentos para o município. Após analisá-las, o Governo Municipal optou pela conservação do espaço que é muito utilizado pela comunidade para eventos coletivos, mas principalmente pelos próprios idosos. A notícia foi recebida com entusiasmo pela plateia, que através da senhora Lenir Callai, do Grupo de Terceira Idade Girassol, agradeceu a atenção voltada ao pedido.

Outro anúncio realizado durante o encontro, foi uma mudança nos critérios relacionados à isenção do IPTU. A partir do próximo ano, aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos e possuem um único imóvel serão isentos do pagamento do IPTU. Anteriormente, a medida era válida para aqueles que recebiam até um salário mínimo e meio. De acordo com Fabiam, atualmente cerca de 300 pessoas são beneficiadas pela isenção, com esta nova medida esse número se aproxima de 600 beneficiados. Os interessados deverão realizar sua inscrição junto a prefeitura, em data e horário a serem divulgados posteriormente. Durante o ato, o Prefeito realizou a entrega do projeto de lei referente a esta mudança ao vereador Ernani Zagonel, para que o mesmo encaminhe a proposta a Câmara de Vereadores.