Giruá realiza Oficina sobre Saneamento Rural Básico

Na oportunidade, os participantes aprenderam como aproveitar pneus para fazer puffs e vasos

Giruá realiza Oficina sobre Saneamento Rural Básico

Na segunda-feira(07) o Governo Municipal de Giruá, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Humana – Casa da Família, Senar/RS e o Sindicato Rural de Giruá, realizou uma Oficina de Saneamento Rural Básico. A aula, ocorreu na Casa da Família, e foi ministrada pelo professor Vilson, do Senar/RS, que abordou a teoria e a prática da utilização de pneus para confecção de puffs e vasos.

A oficina contou com a participação de pessoas acolhidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Secretaria de Promoção Humana. O conteúdo programático das aulas abordou questões relacionadas ao Saneamento rural básico (legislação); Captação, proteção e armazenamento da água no meio rural; Disposição adequada dos esgotos e águas servidas no ambiente rural; Identificação, classificação e separação do lixo; Compostagem; Lixo químico; Controle de vetores; prevenção de intoxicações domésticas e Cuidados básicos com a moradia.

De acordo com a Secretária de Promoção Humana, Simone Kogler, essa aprendizagem visa priorizar a emancipação das famílias, valorizando a mulher como protagonista de sua própria história dentro de um cenário em que esta adquira condições de contribuir no sustento da casa. “As oficinas oferecidas pela secretaria, ou em parcerias com instituições, viabilizam condições para que isso se torne realidade”, declarou Simone. Ela afirmou ainda que é possível perceber o entusiasmo e o desejo em aprender através dos depoimentos dos participantes que são acolhidos pela equipe da secretaria.