Giruá realiza segunda etapa do projeto sobre Sexualidade na Adolescência

Mais de 400 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental participam do projeto

Giruá realiza segunda etapa do projeto sobre

Sexualidade na Adolescência

A Secretaria Municipal de Promoção Humana/Casa da Família de Giruá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na última sexta-feira(18) a segunda etapa do projeto sobre sexualidade na adolescência: “A INFORMAÇÃO PROTEGE”. O evento que aconteceu no espaço Congir, contou com a presença de mais de 400 alunos do 5° ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, professores e representantes das secretarias envolvidas.

O Médico Ginecologista, Cláudio Konrad, abordou o tema de forma descontraída, dialogando com os adolescentes sobre questões relacionadas a sexo e sexualidade. Em sua fala, enfatizou a importância do uso do preservativo durante as relações, destacando que o uso é indispensável para que não ocorra uma gravidez indesejada e/ou contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. Houve também espaço para questionamentos, onde muitas dúvidas a respeito do tema foram sanadas.

De acordo com a Secretária Municipal de Promoção Humana, Simone Kogler, o diagnóstico que apontou a necessidade de abordar o tema junto as escolas foi possível através de um questionário sobre o conhecimento e dúvidas dos adolescentes em relação a “Sexualidade e Sexo”, aplicado este ano nas Escola Municipais de Ensino Fundamental de Giruá, contemplando 435 adolescentes. “Devido a grande demanda identificada nos atendimentos às famílias e a adolescentes através dos atendimentos na Casa da Família, percebeu-se grande vulnerabilidade no que se refere a sexualidade, por falta de referências familiares, compreensão, informação e maturidade em relação a este tema”, afirmou Simone.