Governo Municipal vistoria obras em fase final de execução

Os contratos para a execução de todas as obras estão vigentes, não se encerrando em 2016.

Governo Municipal vistoria obras em fase final de execução

O prefeito, Fabiam Thomas, acompanhado da primeira-dama, Carolina Konzen Thomas, da Secretária de Saúde, Elaine Bairros Zimmermann e do Coordenador Administrativo, Ciágeres Ferraz de Campos, no dia 30 de dezembro, realizou vistoria nas obras públicas que estão em sua fase final de execução. E, alguns casos, a inauguração teria ocorrido não fossem as chuvas ocorridas nos últimos dias. Foram conferidos os trabalhos e a própria situação de cada obra na Unidade Básica de Saúde do Bairro Hortêncio, na UBS do Bairro Leimann, na UBS do Bairro Santo Antônio e na Escola Municipal Lauri Antônio Thomas, que está localizada Rua Francisco Leopoldo Uhry, nº 870 com funcionamento previsto para o início do próximo ano letivo. A homenagem feita ao ex-Prefeito, falecido em 23 de setembro de 2014 foi originada na Câmara de Vereadores, por iniciativa da Vereadora Marelise Weschenfelder, que parte do princípio de registrar homenagens, em logradouros públicos, a todos os Prefeito Municipais já falecidos.

As obras de fato apresentam avançado estágio de execução. Na Escola Lauri Thomas e na UBS do Bairro Hortêncio, a previsão é de encerramento durante o mês de janeiro. Nas Unidades Básicas de Saúde, existe a necessidade de 60 dias de trabalho para viabilizar a inauguração e o início das atividades propriamente ditas.

Os contratos para a execução de todas as obras estão vigentes, não se encerram em 2016. Da mesma forma, os recursos para a execução de todas elas estão garantidos por força de convênios mantidos com o Governo Federal, além dos próprios valores que já estão depositados em conta específica. O Governo Municipal registra o lamento pela impossibilidade em realizar os atos de inauguração dentro do período do mandato da atual administração, mas entende que não há motivos para “antecipar” os atos inaugurais somente em razão dos atrasos ocorridos, motivados pelas chuvas, dificuldades na contratação de mão de obra, e atrasos nos repasses de recursos por parte do Governo Federal. Para o Prefeito Fabiam, "é claro que gostaríamos de finalizar o processo que iniciamos. Vimos nascer cada uma dessas obras, lutamos muito por elas, trabalhamos muito, e nosso planejamento, assim como nosso desejo, era de entrega-las para a comunidade antes do encerramento de nosso mandato. Infelizmente não foi possível, mas de forma alguma tal situação afeta nossa alegria pela materialização destas conquistas. Com os três PSF's novos e com a nova Escola de Ensino Fundamental, que poderá estar prontos no início de 2017, Giruá irá sentir importantes avanços na qualidade de vida, sobretudo dos que dependem do acesso a educação e a saúde pública. A administração pública segue seu fluxo normal, só mudam os gestores, e esta continuidade é o que mais deseja a comunidade local. Até porque, inexistem pendências contratuais ou de recursos; unicamente os atrasos decorrentes das chuvas, de dificuldades financeiras por parte do Governo Federal em alguns momentos, e das próprias dificuldades em contratar mão de obra especializada, isso porque, no mesmo momento, diversas obras públicas são executadas ao mesmo tempo".