Reinaugurada a Praça Tenente Aládio Ferreira

No total, os investimentos foram de R$ 640.188,34.

Reinaugurada a Praça Tenente Aládio Ferreira

Ao entardecer de domingo, 11 de dezembro, em meio as programações do Natal da Paz, foi realizada a reinauguração do espaço público mais centralizado e inclusivo do município: a Praça Tenente Aládio Ferreira da Silva. Totalmente revitalizada, moderna e adequada ao convívio social e ao lazer, a Praça foi inaugurada em 21 de setembro de 1935, antes mesmo da emancipação político-administrativa de Giruá, e homenageia o cidadão que liderou o processo de emancipação local. Aládio foi o primeiro gestor da comunidade local, na condição de Subprefeito Distrital, e posteriormente Prefeito eleito de 1963 a 1967.

A obra realizada durante o ano de 2016 configura-se como a maior intervenção realizada no local, e as dependências da Praça foram totalmente ocupadas pela comunidade. Para o ato oficial estiveram presentes o Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, a 1ª Dama Carolina Konzen Thomas, o Deputado Estadual Eduardo Loureiro, o Presidente do Legislativo, Claudio Flávio Weschenfelder, Vice Prefeito Elton Mentges, Secretários Municipais, Vereadores, Engenheiro Civil responsável pela obra,Hermes Matzembacher, imprensa local e demais representantes de escolas, associações, entidades sociais e esportivas, cooperativas, e pessoas da comunidade em geral. O Hino Municipal de Giruá foi interpretado por Lígia Rochneski, e a canção “Gratidão”, cantada por Anderson da Silva, cumpriram a parte cultural da cerimônia.

No total, os investimentos foram de R$ 640.188,34. A obra foi realizada em três etapas, e as principais intervenções foram a substituição total do pavimento e adaptação às normas de acessibilidade total, calçadão com floreiras, nova praça infantil, palco panorâmico, reconstrução do sistema de iluminação, regularização e reconstrução de rampas e acessos, edificação de ilhas de convivência e chimarródromo, projeto urbanístico diferenciado, conservação da flora existente e plantio de novas árvores, revestimento das calçadas com resina, reconstrução do módulo da Brigada Militar e da sala do artesão e a ativação do sinal para acesso gratuito à internet.

O projeto da Praça Tenente Aládio Ferreira, foi elaborado por José Oliveira da Natividade e a execução da obra coube à empresa MH Construções Ltda, sob a responsabilidade técnica do engenheiro Hermes Matzembacher Filho. A captação de recursos ocorreu por meio de projeto aprovado junto ao Badesul Desenvolvimento S/A.

Para o prefeito, Fabiam Thomas, “A obra física impressiona os nossos olhos, nos emociona, e de certa forma abranda toda a inquietação que nos acompanhou durante do período de processamento deste projeto. Enfim, é chegada a hora de cortar a fita, e reinaugurarmos a Praça Aládio Ferreira da Silva, pois esta foi, de um só momento, em um só projeto e em um só governo, o maior investimento público realizado neste que é o maior espaço de convivência das famílias de Giruá. Onde não se distinguem pessoas pelo credo religioso, pela idade, pela classe social ou pela cor, onde até mesmo o sinal de acesso à internet é gratuito. Tudo pelo sonho de ter novamente uma Praça repleta de Giruá, de pessoas, independentemente se circulam a pé, de muletas ou em cadeiras de rodas. Uma Praça de todos.”