Inicia obras no Parque Integrado Elso Pilau

Inicia obras no Parque Integrado Elso Pilau

Na tarde de segunda-feira, 06, importante ato foi realizado no Parque Integrado Elso Pilau. O Prefeito Municipal Fabiam Thomas entregou ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável Pedro Duarte Neto, doação de mudas de árvores, em alusão ao dia do meio ambiente, e ao Secretário de Obras Ernani Lausmann entregou autorização de início das obras de construção da ciclovia do parque e das rotas de acessibilidade.

Com as mudas de árvores 2016, que serão plantadas em conjunto com os alunos da rede pública municipal, o governo municipal continua investindo na área e melhorando o espaço para os munícipes e para a natureza. Também com a ciclovia, que será executada na parte interna da pista de caminhada, será possível conciliar o uso do espaço por parte dos ciclistas e caminhantes. E as reformas nas calçadas do parque proporcionarão acesso a cadeirantes e pessoas com deficiência, significando avanço na inclusão social. Nessa fase de obras no Parque, serão investidos mais R$55 mil, valorizando o espaço.

O Parque Integrado Elso Pilau, conhecido popularmente como Área Verde, é um exemplo em nossa cidade da utilização racional dos espaços públicos naturais. Com intervenções e investimentos corretos, se tornou espaço de muito lazer para comunidade, conciliando com a preservação da mesma. Grupos de convivência, atividades dirigidas, excursões, gincanas, comemoração de datas significativas e outros eventos são realizados no local pela comunidade.

Para proporcionar esse espaço apropriado, foram realizadas várias ações do governo municipal, como o isolamento e cercamento de áreas de preservação permanente, o plantio de árvores, o cuidado com os animais, a limpeza e conservação dos lagos, e o próprio embelezamento.

Em 2012, essas obras iniciaram. A Área Verde, na época, recebeu melhorias significativas, com destaque para a pavimentação da pista de caminhada e a substituição das frágeis luminárias de vidro por novos conjuntos à base de fibra. Em 2014, o sistema de iluminação recebeu um novo reforço, novos postes foram instalados com dezenas de refletores que ampliarão a potência e o alcance da luminosidade. Os lagos receberam limpeza e passaram a contam com um novo cercamento de contenção, mais alto e seguro. A academia de ginástica ao livre também foi reestruturada, com a colocação de piso sob os equipamentos e também a reforma e adequação dos aparelhos que são muito usados por aqueles que vão ao Parque praticar esportes.