REVITALIZAÇÃO DA ALÁDIO FERREIRA: UMA NOVA PRAÇA ESTÁ SURGINDO

R$ 620.000,00 foram captados junto ao Badesul para custear a obra

REVITALIZAÇÃO DA ALÁDIO FERREIRA: UMA NOVA PRAÇA ESTÁ SURGINDO

Nos últimos dias, mudou a paisagem do centro de Giruá. Aguardada há muito tempo, a obra de revitalização da Praça Aládio Ferreira iniciou, e o espaço público local de maior circulação de pessoas já está cercado por tapumes, para assegurar a segurança e a perfeita execução dos trabalhos por parte da empresa contratada. A nova Praça Aládio Ferreira está orçada em R$ 620.000,00, e os recursos foram captados através do FundoPimes/Badesul, juntamente com os projetos de revitalização da área industrial (em obras) e do condomínio industrial Antonio Lubian (concluído). Quando a estrutura de proteção for retirada, Giruá passará um oferecer um espaço público diferenciado aos seus moradores e visitantes, à altura de seus 60 anos de história. A empresa giruaense MH Construções Ltda é a responsável pela execução.

O projeto será desenvolvido em três etapas: 1) área principal, defronte a Bento Gonçalves, contemplando palanque oficial, via das homenagens oficiais, área da Brigada Militar e do artesanato; 2) parque infantil, ilhas para convivência e descanso; e 3) passeio e vias laterais, com floreiras, iluminação, e bancos. Nas três fases da obra, todo o piso será substituído por material mais adequado, durável, seguro e acessível a todos, assim como o sistema de iluminação, que será substituído por outro de maior potência, amplitude e luminosidade, e um projeto de arborização especialmente planejado para as características da Praça, do solo, e a grande circulação de pessoas no local.

Desde a edição do primeiro processo licitatório, em 2013, todos os dados, plantas, orçamentos, maquetes e memoriais da obra foram publicados na página oficial do Poder Executivo na internet, possibilitando o acesso, visualização e impressão por parte de todos. Embora a publicação de todas as informações do projeto na rede de computadores ter ocorrido e estar disponível há cerca de três anos, é válido retomar alguns detalhes da obra revitalização da Praça Aládio Ferreira:

ARBORIZAÇÃO

A lógica da maior preservação possível das árvores será observada pelo Governo Municipal. A empresa MH Construções Ltda, responsável pela execução da obra, já recebeu a licença ambiental autorizando o transplante, remoção e plantio de arbustos e árvores, e esta licença preserva o triplo das espécies em comparação com o projeto original.

Na verdade, apenas 37 árvores serão abrangidas pelo projeto de reflorestamento. Destas, 9 estão doentes e apresentam riscos de queda e rompimento de galhos, 25 serão transplantadas/substituídas, e 3 replantadas na própria praça. As espécies serão retiradas por adequação ao novo desenho da Praça, e para permitir a acessibilidade e o próprio crescimento adequado de determinadas espécies. Arbustos rasteiros, espécies que não vingaram, doentes ou mortas, serão retiradas por questões de segurança e proteção. Novas árvores também serão plantadas, adequadas ao novo layout e de modo a permitir o convívio entre a natureza e os visitantes do local, dentre os quais cegos, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. As árvores grandes, copadas, e que agregam valor histórico ao ambiental, permanecerão embelezando o local e assegurando sombra e frescor.

Como compensação ambiental, além daquelas que serão plantadas na Praça ou transplantadas, a cada árvore suprimida, 30 novas árvores serão plantadas junto ao Parque Integrado Elso Pilau e em áreas de preservação permanente. Nenhuma árvore preservada ou em extinção será cortada.

Todas as precauções irão viabilizar a meta buscada pela administração: conciliar o atendimento a legislação que assegura a acessibilidade em todos os locais da Praça e a necessária arborização abundante. Este também será um diferencial da nova Praça.

ILUMINAÇÃO

A revitalização da Praça Aládio Ferreira passa pela ampliação significativa do sistema de iluminação. Ao todo, serão 10.000W de energia, assegurando conforto, segurança e um padrão estético apropriado.

Serão instalados 17 postes de 3m de altura, composto por duas lâmpadas de 200W cada. Além destes, 6 postes de 8m de altura, com 3 lâmpadas de 500W cada, compõem o novo sistema de iluminação.

BRIGADA MILITAR, ARTESANATO E PALCO

A já tradicional estrutura da Brigada Militar foi totalmente remodelada, dentro do mesmo padrão estético do mobiliário e das estruturas da Praça. O espaço foi pensado a partir das necessidades do policiamento ostensivo, e será possível, aos policiais, a vigilância a partir do segundo pavimento do módulo, dando uma visão panorâmica de toda a Praça.

De casa nova também estarão os giruaenses que até então ocupavam a “casa do artesanato”. Mas este espaço irá migrar para a área frontal da Praça, ao lado do módulo da Brigada Militar. O artesanato giruaense permanecerá na Praça Aládio Ferreira, mas em nova estrutura e na melhor localização possível: de frente para Bento Gonçalves. O estilo do novo prédio é o barroco-missioneiro.

NOVO PASSEIO E FLOREIRAS

As áreas laterais de passeio público serão redesenhadas. O formato das lajotas será o mesmo, mas a inserção de floreiras e bancos intercalados irão assegurar novas áreas de convivência e descanso, formando 'laterais' harmônicas. Nos dois lados da Praça estas estruturas serão executadas, para que todas possam contemplar as floreiras ou utilizar os bancos independentemente a partir de onde se transite.

PARQUE INFANTIL

O novo playground será mais amplo e mais seguro. Novos brinquedos serão instalados, e toda areia do piso substituída. Para garantir a segurança das crianças, o espaço será totalmente cercado e o acesso se dará por um único portão. Adiante da praça infantil, está previsto um espaço para observação e descanso dos pais e responsáveis.