DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

Há mais de 10 anos, o dia 18 de agosto é marcado pela data nacional.

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

O Sistema Campo Limpo, que há 15 anos está em prática no Brasil, já é considerado exemplo de gestão de resíduos sólidos no mundo todo. O modelo de responsabilidades compartilhadas garante que 94% das embalagens plásticas de defensivos agrícolas comercializadas anualmente sejam destinadas de forma correta.

Além desse trabalho com o meio ambiente, também é realizado um trabalho social, sendo que neste ano de 2017 já são comemorados os 13 anos de compromisso com a conscientização e reflexão das comunidades, que se dá por meio do Dia Nacional do Campo Limpo.

O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) é a data definida para celebrar os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhecer os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo que envolve agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público.

Comemorado anualmente em 18 de agosto, o DNCL faz parte do Calendário Nacional desde 2008 e é sinônimo de integração e conscientização. Em torno dessa data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais entre outros, no intuito de levar a região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.

Em Giruá, com ação do Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), o evento aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, onde na presença do Prefeito Ruben Weimer, todos integrantes deste evento, absorveram informações sobre a importância que o recolhimento e a utilização correta das embalagens tem perante o meio ambiente, onde através da Jerivá Embalagens, um grande número de material poluente é destinada de forma correta para fins de evitar a contaminação do solo, e em especial dos lençóis freáticos.

Parceira na realização do evento, a Jerivá Embalagens representada pelo seu Diretor Sr. Atílio Lerino, ao fazer uso da palavra enalteceu a participação de todos envolvidos nesta mobilização para a preservação da natureza, destacando também a importância da atividade desenvolvida pelo InPEV a nível de Brasil, a qual através retira de circulação um grande número de material poluente, evitando assim, a contaminação do meio em que vivemos. A Jerivá Embalagens, principal centralizadora no recolhimento de embalagens de agrotóxicos está entre as maiores empresas do ramo na região sulbrasileira.