Giruá entre os vencedores do Prêmio Gestor Público 2013

Pelo 5º ano consecutivo, projetos locais são reconhecidos em nível estadual

O Prêmio Gestor Público 2013, que teve sua cerimônia de premiação na noite da última terça-feira, 5 de novembro, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa , contemplou mais uma vez programas desenvolvidos em Giruá. O prêmio, que é promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), está em sua 12ª edição e contempla, pelo 5ª ano consecutivo, o Governo Municipal.

A homenagem tem como objetivo reconhecer publicamente ações governamentais dos municípios gaúchos que sejam inovadoras, apresentem resultados positivos e sejam resolutivas das demandas sociais locais. Para o Presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani de Souza, mais importante do que a consolidação do prêmio são os resultados que o aprimoramento das técnicas de gestão pública trazem para a sociedade brasileira. Já o Presidente da Afisvec, Abel Henrique Ferreira, em seu pronunciamento, defendeu os gestores e a remodulação do pacto federativo, "é no município que o povo reside e as coisas acontecem, mas, infelizmente, não é lá que estão os recursos financeiros necessários para serem aplicados em saúde, educação, segurança e obras de infraestrutura."

Com o tema principal "Saúde é Vida", concorreram às premiações 124 projetos de 57 municípios gaúchos, dos quais 42 foram agraciados. Giruá recebeu certificado de reconhecimento público pelo Programa "Mais Saúde, Mais Educação", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a SMEC, que avalia, acompanha e desenvolve ações em prol da qualidade de vida dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A segunda gratificação conquistada pelo município foi na categoria Menção Honrosa, que abarca os projetos que foram premiados com o Troféu Prêmio Gestor Público em edições anteriores, continuados em níveis iguais ou superiores aos apresentadas inicialmente. Nessa categoria, Giruá foi contemplado com o "Grupo de Apoio Psicossocial (GAP) à Criança e ao Adolescente", projeto desenvolvido pela Secretaria de Promoção Humana que já recebeu o Troféu 35 anos FAMURS, no Prêmio Gestor Público 2011, e Menção Honrosa na cerimônia do ano passado.

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas foi convidado a falar em nome dos municípios agraciados nessa categoria. Agradeceu o reconhecimento e também, de forma especial, aos servidores público que auxiliam na construção dos belos exemplos de gestão pública testemunhados naquela noite. Para ele, o Rio Grande do Sul é protagonista nas boas práticas e iniciativas como essa solidificam a certeza de que vale continuar lutando em busca de melhores condições para a comunidade. Já que, ainda segundo o Prefeito, os gestores públicos possuem grandes desafios diários a serem superados: "existem limitações financeiras, físicas e até mesmo espirituais, mas tenho certeza absoluta que nenhum prefeito foge dessa rotina, se omite ou se esconde diante de dificuldades e obstáculos praticamente intransponíveis".

A certificação estadual motiva as equipes de trabalho e, além do reconhecimento público, gera novas oportunidades para o município, e proporciona o intercâmbio entre todos os programas apresentados a cada edição. O Vice-Prefeito Elton Mentges, a Primeira-Dama Carolina Konzen Thomas, os Secretários Cláudio Amaral, Juarez Londero, Kelly Menin e Fátima Ehlert, e também a Chefe de Gabinete Silvane Figueiredo acompanharam a cerimônia em nome da comunidade giruaense.