Entidades se articulam para a construção de nova Delegacia de Polícia

Governo Municipal, Câmara de Vereadores e ACIGI unem-se à Polícia Civil e ao Ministério Público em busca de mobilização comunitária para essa obra.

Diante da precariedade do atual prédio que sedia a Delegacia de Polícia de Giruá e da escassez de recursos destinados a melhorias na sua infraestrutura, uma iniciativa inédita começa a tomar forma no município: a criação de um Grupo de Trabalho voltado especialmente para a solução imediata desse problema.

A ideia foi exposta pela primeira vez em setembro, durante o encerramento da 12ª ExpoGiruá, e adotada pelas instituições que agora unem forças em prol dessa causa. No dia 28 de novembro, foi realizada a segunda reunião de trabalho do grupo formado pelo Governo Municipal, representado pelo Prefeito Fabiam Thomas, pela Câmara de Vereadores, representada por seu Presidente Andrei Schnorr dos Santos, pela ACIGI, representada por Régis Kegler, pela Polícia Civil, representada pelos Delegados Fernando Sodré de Oliveira (Regional) e Josiane Fröehlich (Local). e pelo Ministério Público, representado pelas Promotoras de Justiça Ana Paula Mantay e Marina da Silva Lameira.

Essas reuniões têm como objetivo criar estratégias para viabilizar a construção da nova sede da Polícia Civil de Giruá. Um dos principais focos é fomentar a mobilização comunitária para a captação de recursos dentre as próprias entidades giruaenses para essa obra. A ideia surgiu a partir de exemplo ocorrido anos atrás, quando a comunidade se uniu para providenciar a estruturação de um Corpo de Bombeiros para o município. O Prefeito Fabiam explicou que se houver adesão a esse processo unificado de busca por solução desse problema, as metas serão facilmente alcançadas e essa demanda tão importante solucionada.

Nessa primeira fase, o trabalho do grupo está voltado para a confirmação do projeto, definição de consensos e estabelecimento do cronograma de ações. Uma das principais intenções é sensibilizar a população da importância dessa pauta e convidá-la para que colabore em sua execução. O objetivo é arrecadar em torno de 30% do valor necessário para essa construção dentre os próprios giruaenses por meio de doações. O restante, seria viabilizado através de recursos públicos, do Consepro, e oriundos de multas administrativas e judiciais.

Esse trabalho integrado dos diversos setores do serviço público com o apoio da comunidade é capaz de render bons frutos, provando que a Capital da Produtividade dos Gaúchos consegue, através da união e da colaboração, resolver até suas demandas mais complicadas.