Prefeitos reivindicam mais recursos e atenção do Governo

Marcha Gaúcha dos Prefeitos apresentou pauta municipalista com 13 reivindicações

O Prefeito Municipal Fabiam Thomas participou, no dia 30 de outubro, da assembleia da Diretoria da Famurs, da qual é também vice-presidente. O evento que debateu a pauta municipalista que seria apresentada posteriormente ao Governador Tarso Genro, na 3ª Marcha Gaúcha dos Prefeitos, realizada no dia 31, contou ainda com a participação de todos os Presidentes das Associações Regionais.

Ao total foram listados 13 pontos, que formaram o documento oficial de reivindicações ao Estado, do ano de 2013. Entre as questões pautadas estão: acréscimo de R$ 100 milhões no repasse ao transporte escolar; conclusão das obras de acesso asfáltico e recuperação da malha rodoviária estadual; auxílio emergencial de R$ 200 milhões aos municípios; pagamento integral dos valores atrasados da consulta popular e ampliação em 100% do orçamento para 2014; aplicação de 12% do orçamento em saúde; criação de uma força-tarefa para agilizar a concessão de licenças ambientais; aplicação de 12% do orçamento em saúde; passe livre para os alunos de baixa renda de todos os municípios, sem distinção; repasse de 50% das taxas ambientais aos municípios, e apoio à pauta municipalista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em especial à ampliação de 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e antecipação da 2ª parcela do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) para dezembro.

Todas essas reivindicações da pauta municipalista foram entregues, durante a Marcha Gaúcha dos Prefeitos, ao Governador Tarso Genro, que prometeu uma resposta rápida e direta a cada um desses pleitos. O evento contou com a presença de cerca de 600 pessoas de 476 municípios no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, e teve como tema "Mais recursos, Mais autonomia".